Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Os médicos veterinários do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, gestor regional da Cidasc; Cláudia Moita, coordenadora regional de defesa sanitária animal; e Ronaldo Bianchi, responsável regional pela sanidade dos animais aquáticos, participaram do IV Seminário Regional sobre Piscicultura e Meio Ambiente, no dia 10 de outubro de 2023. O evento foi promovido pela gerência regional de Chapecó da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), pelo Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Iberê).

O objetivo do evento foi repassar informações sobre a Instrução Normativa 08/2023, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a qual define a documentação necessária ao licenciamento e estabelece critérios para apresentação dos projetos e controles ambientais para a atividade de piscicultura no estado de Santa Catarina, além de promover um nivelamento de conhecimentos entre as instituições envolvidas. Em sua fala, o gestor Ivan destacou a importância da atividade e da atualização cadastral dos piscicultores junto à Cidasc, para que com isso, além da adoção das devidas medidas sanitárias, possam ser criadas políticas pública para o fomento da atividade, visto que Santa Catarina é o 4º maior produtor de peixes cultivados do Brasil.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, que manifestou da importância e de sua preocupação em relação à piscicultura catarinense e com a regularização desta atividade nas propriedades. Na ocasião, o engenheiro-agrônomo do IMA, Juliano Domingues, destacou o baixo número de piscicultores com licenciamento ambiental, apresentou a legislação relacionada e enfatizou que a atividade da piscicultura pode contribuir para o desenvolvimento das propriedades, gerando renda, trabalho e outros serviços ecossistêmicos associados.

Outro assunto abordado por Jorge Casaca, da Epagri e Geciane Jordani, do Consórcio Iberê, foi a importância da preservação de nascentes e cursos d’água, e o licenciamento das propriedades antes da judicialização dos casos e apresentaram o trabalho realizado nos municípios de Chapecó e Coronel Freitas, no qual foi prestada assistência técnica em cerca de 100 propriedades para a preservação de nascentes e cursos d’água e legalização da piscicultura. 

Segundo Ivan Niederle Ulsenheimer, gestor regional da Cidasc de Chapecó, “eventos como estes são de suma importância para a aproximação dos órgãos e entidades envolvidas na atividade, bem como para a disseminação da informação de forma clara e homogênea entre todos os envolvidos”, afirma.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500