Os médicos veterinários do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, gestor regional da Cidasc; Cláudia Moita, coordenadora regional de defesa sanitária animal; e Ronaldo Bianchi, responsável regional pela sanidade dos animais aquáticos, participaram do IV Seminário Regional sobre Piscicultura e Meio Ambiente, no dia 10 de outubro de 2023. O evento foi promovido pela gerência regional de Chapecó da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), pelo Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Iberê).
O objetivo do evento foi repassar informações sobre a Instrução Normativa 08/2023, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a qual define a documentação necessária ao licenciamento e estabelece critérios para apresentação dos projetos e controles ambientais para a atividade de piscicultura no estado de Santa Catarina, além de promover um nivelamento de conhecimentos entre as instituições envolvidas. Em sua fala, o gestor Ivan destacou a importância da atividade e da atualização cadastral dos piscicultores junto à Cidasc, para que com isso, além da adoção das devidas medidas sanitárias, possam ser criadas políticas pública para o fomento da atividade, visto que Santa Catarina é o 4º maior produtor de peixes cultivados do Brasil.
O evento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, que manifestou da importância e de sua preocupação em relação à piscicultura catarinense e com a regularização desta atividade nas propriedades. Na ocasião, o engenheiro-agrônomo do IMA, Juliano Domingues, destacou o baixo número de piscicultores com licenciamento ambiental, apresentou a legislação relacionada e enfatizou que a atividade da piscicultura pode contribuir para o desenvolvimento das propriedades, gerando renda, trabalho e outros serviços ecossistêmicos associados.
Outro assunto abordado por Jorge Casaca, da Epagri e Geciane Jordani, do Consórcio Iberê, foi a importância da preservação de nascentes e cursos d’água, e o licenciamento das propriedades antes da judicialização dos casos e apresentaram o trabalho realizado nos municípios de Chapecó e Coronel Freitas, no qual foi prestada assistência técnica em cerca de 100 propriedades para a preservação de nascentes e cursos d’água e legalização da piscicultura.
Segundo Ivan Niederle Ulsenheimer, gestor regional da Cidasc de Chapecó, “eventos como estes são de suma importância para a aproximação dos órgãos e entidades envolvidas na atividade, bem como para a disseminação da informação de forma clara e homogênea entre todos os envolvidos”, afirma.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500