A Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon, de Concórdia, é uma nova parceira do projeto Sanitarista Junior. A instituição está localizada em linha Cachimbo, no interior do município, e recepcionou os profissionais do Departamento Regional da Cidasc  para uma aula inaugural do projeto no dia 15 de setembro. 

O engenheiro agrônomo da Cidasc Daniel Canabarro palestrou para os alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, trazendo ao público conhecimentos do mundo dos insetos,  suas características e importância ambiental. A classe Insecta (classificação utilizada na Biologia) é a mais numerosa do reino animal, compreendendo entre 23 e 32 ordens de insetos. 

Na palestra, Canabarro apresentou esta diversidade e salientou que os insetos desempenham diversos papéis na natureza: podem ser pragas, polinizadores e até ter função de controle entre si, sendo inimigo natural de outro inseto. Destacou principalmente a importância de algumas espécies na polinização das flores, com reflexos essenciais na produção de grãos e frutas, assegurando a produção de alimentos. Além disso, a produção de mel e produtos de abelhas representam uma das formas de sustento de milhares de produtores catarinenses.  

As crianças e adolescentes aprenderam sobre os insetos pragas de importância econômica para o Estado de Santa Catarina e formas de manejo. O engenheiro agrônomo da Cidasc informou sobre a produção de alimentos orgânicos e a função dos agrotóxicos no controle de pragas na agricultura convencional, bem como este uso deve ocorrer de modo a preservar a saúde humana, o meio ambiente e a existência de insetos como as abelhas. 

 As atividades do Sanitarista Junior na Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon estão sendo desenvolvidas por Canabarro e pela colega Fernanda Zordan Fontana, médica veterinária da Cidasc. A equipe foi muito bem acolhida pelo corpo docente e funcionários, liderados pela diretora Vânia Bernardi. 

“Temos um trabalho árduo nas áreas de defesa sanitária animal, defesa vegetal e inspeção sanitária, mas a parte de educação sanitária nos é muito gratificante porque nos permite transmitir informação aos jovens, para que eles cresçam com o conhecimento e compreensão do certo a fazer”, explica Fernanda Zordan Fontana. 

As escolas interessadas em desenvolver o projeto, podem procurar a Cidasc para formalizar a parceria escrevendo para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br  ou contatando os Departamentos Regionais em todo o Estado. A companhia busca ainda a aproximação com as escolas técnicas e universidades através de outro projeto de educação sanitária, o Sanitarista Acadêmico, o que contribui para qualificar tecnicamente os profissionais atuantes no agronegócio catarinense.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500