O mel é fonte de renda para milhares de produtores catarinenses e é um produto saudável, se produzido e processado de acordo com as normas sanitárias. Seu beneficiamento deve ser realizado em um estabelecimento registrado em um serviço de inspeção sanitária, como todo produto de origem animal.
Os alunos do 5° ano da Escola de Anos Iniciais Ana Maria de Paula, do município de Matos Costa, puderam acompanhar na prática este processo, visitando uma unidade de beneficiamento de mel. A atividade é parte do projeto Sanitarista Júnior, da Cidasc, que aborda temas relacionados à defesa agropecuária em sala de aula, de forma interdisciplinar.
Na visita, os estudantes puderam complementar conhecimentos teóricos que já haviam sido transmitidos. Eles ouviram explicações sobre a sanidade das abelhas e o papel que estes insetos desempenham na natureza e na produção agrícola, através da polinização.
Eles percorreram o interior da unidade e puderam conhecer todo o processo de produção, beneficiamento e expedição do mel. A empresa visitada possui registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), que a habilita a comercializar os produtos ali processados em todo o país e até exportá-los. Existem outros selos de inspeção sanitária, como o Selo de Inspeção Estadual (SIE), que tem abrangência em todo o Estado, e o Selo de Inspeção Municipal (SIM), válido na área do município no qual a agroindústria está instalada.
O médico veterinário Felipe Volpato e o engenheiro agrônomo Sergio Omar de Oliveira, ambos da Cidasc, e a diretora da escola, Nadir Aparecida Moraes, acompanharam a visita técnica. A escola é uma das centenas de instituições de ensino parceiras do Sanitarista Junior, que recebem material didático e acompanhamento para a realização das atividades de forma lúdica.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500