Foto: Ascom/Cidasc.

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, recebeu, nesta quarta-feira (13/09), o diretor técnico da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), Emerson Martins, e o gerente de informação e análise, Matheus Cristiano. O objetivo da visita foi planejar a execução de treinamento técnico com os profissionais da central de abastecimento, sobre coletas de amostras de produtos para análise de resíduos de agrotóxicos, uma exigência do Ministério Público de Santa Catarina, entre outras demandas da central de abastecimento.

Presidente Celles informou que o objetivo do trabalho conjunto é proporcionar um alimento mais seguro e preservar a saúde pública, tanto do consumidor, quanto do produtor rural. “Hoje a Cidasc realiza a coleta dos produtos amparada pelo Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, desenvolvido desde 2010, e atua em parceria com a Ceasa/SC para garantir alimentos de origem animal seguros para o consumo”, explica Celles.

Foto: Ascom/Cidasc.

O Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, após sua implantação, conseguiu promover o uso racional de insumos e melhorar o índice de conformidade. Em 2022, 88,76% das amostras estavam em conformidade. Isto representa a efetividade do programa, que além de fiscalizar, orienta os produtores e estes têm promovido a correção das falhas diagnosticadas, por meio de ações constantes de Educação Sanitária.

Em 2017, a Cidasc, através do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal, implantou o programa e-Origem, um sistema gratuito desenvolvido pela equipe técnica da Cidasc, que deu início à rastreabilidade dos alimentos de origem vegetal in natura no Estado. Ele permite que o agricultor faça seu cadastro, informando os itens que produz, com detalhes como sistema de cultivo, área de plantio e período de comercialização.

Cada produto ganha um código de rastreabilidade que acompanha o alimento pela cadeia produtiva até chegar ao consumidor. Para isso, o sistema permite imprimir rótulos, cartazes para gôndolas e etiquetas. O e-Origem também gera um caderno de campo onde o agricultor registra as práticas realizadas em cada lavoura.

O programa de monitoramento beneficia o consumidor, que encontrará no mercado produtos seguros para o consumo. Uma parte das testagens é destinada a produtos orgânicos, comprovando que fazem jus a esta classificação. Um dos frutos desse trabalho de rastreabilidade dos produtos da Ceasa/SC, e garante a segurança dos alimentos comercializados na central de abastecimento é o Programa e-Origem. O Programa e-Origem é um benefício desenvolvido e fornecido gratuitamente pela Cidasc aos produtores rurais. 

Outra pauta discutida foi a formação de um Grupo de Trabalho (GT), que irá desenvolver a inclusão do pescado como produto de venda na Ceasa/SC. Para garantir um Produto de Origem Animal (POA) seguro para o consumidor, conforme a sua qualidade higiênica, sanitária e tecnológica, é de suma importância a inspeção e fiscalização do alimento, sendo ela realizada por um profissional habilitado para a atividade. Em Santa Catarina, a execução do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é de responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A procedência dos produtos a comercializar na Ceasa/SC deverá ser garantida pela inspeção na origem. A inspeção nos pontos de comércio compete à Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde.

+Grupo de Trabalho (GT)
O Grupo de Trabalho (GT) irá desenvolver a inclusão do pescado como produto de venda na Ceasa/SC. Por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado, do dia 6 de setembro, a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAQ) instituiu o GT que fará todos os estudos e análises para viabilizar a proposta.

O GT será́ composto por representantes titulares e suplentes da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), a qual terá o papel de coordenação; Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ); Secretaria de Estado da Agricultura (SAR); Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); Secretaria de Estado da Saúde; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); assim como convidados, representantes da sociedade civil envolvidos com a atividade da pesca e aquicultura.

+Ceasa/SC
A Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) é uma empresa mista (público/privada) que funciona como elo entre o produtor e o consumidor por meio da comercialização atacadista e varejista de pescado, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais, de floricultura e artesanais. 

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500