
O médico veterinário e gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer e os médicos veterinários, Thiago Burato Silverio de Sousa e Marta Helena Garcia Mainardi realizaram, nesta terça-feira (05/09), uma visita técnica ao Campus da Udesc Oeste, no município de Chapecó. O objetivo foi acompanhar e avaliar como está o andamento do projeto de pesquisa: “Análise e estruturação da produção de bovinos incluídos no Programa Novilho Precoce de SC”, coordenado pelo médico veterinário, professor e pesquisador da Udesc, Diego de Córdova Cucco, que conta com a supervisão da coordenadora Estadual do Programa Novilho Precoce na Cidasc, Flávia Klein.
O projeto de pesquisa, aprovado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Secretaria de Estado da Agricultura (SAR) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), visa analisar os dados obtidos ao longo dos anos de execução do Programa Novilho Precoce no Estado e com isso elencar medidas para a melhoria. Os profissionais da Cidasc, avaliaram o andamento da pesquisa, os dados previamente obtidos, os desafios e perspectivas, compartilharam conhecimentos e necessidades do pesquisador e da Cidasc em relação ao tema pesquisado.
A reunião foi em atendimento à Nota Técnica n.º 229/2023, que trata sobre o Edital de Chamada Pública Fapesc (n.º 30/2022), de apoio à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em qualidade e inocuidade de produtos de origem animal, Estado de Santa Catarina, como ação interinstitucional entre a Fapesc, SAR e Cidasc, com objetivo de propor, aperfeiçoar e validar métodos, estratégias e projetos que contemplem análise de espaços, fluxos de produção e contribuindo com informações sobre potenciais medidas governamentais em âmbito regional e estadual. Com esta iniciativa, as entidades almejam apoiar os projetos econômicos, incentivando a integração de pesquisadores, produtores, agroindústrias e empresas vinculadas, a buscarem viabilidade econômica da cadeia e melhoria de qualidade dos produtos.
O Programa Novilho Precoce é uma ação pioneira de incentivo fiscal no Estado de Santa Catarina. O trabalho que está sendo realizado caminha para que se sugira rever padrões de carcaça dos animais abatidos dentro do Programa, levando em consideração a aptidão do gado, ou seja, corte ou leite.
Com o início dos dados informatizados, em 2020, o projeto em sua primeira etapa vai levantar e tabular dados dos animais abatidos no programa, entre os anos de 2020 a 2022. Foram meio milhão de novilhos abatidos neste período. Na segunda etapa, após apresentar panorâmica da produção, o projeto se estende aos frigoríficos, tanto para os que fazem parte do programa e abatem novilho precoce, como os que não abatem, para avaliar se há ganhos e o porquê de nem todos os frigoríficos participarem do programa.
Foi ressaltado que o estado tem aproximadamente 20 milhões de reais investidos ao ano de incentivos. Também foram levantados alguns pontos que necessitam de melhorias, como o registro do parâmetro maturidade/idade, que hoje é realizado pela avaliação da erupção dos dentes incisivos permanentes. Foi sugerido que se pense em formas diferentes de realizar tipificação de carcaças, como, por exemplo, na Austrália avaliam idade pela cartilagem e não por dentição.
Após as explanações e apresentação da proposta e andamento do projeto, o qual já participou de seminários, foi proposto acompanhamento em futuras reuniões a serem agendadas. Por fim destacou-se a importância da atividade, para que se busque alternativas e melhorias, como essa pesquisa, por meio de esforços governamentais e não governamentais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Estado de Santa Catarina, onde todos saem ganhando e buscando qualidade.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500