A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) analisou, nesta terça-feira (22/08), a proposta de implantação de um sistema de rastreamento veicular, que permite monitorar por georreferenciamento e de forma on-line todos os veículos automotores pertencentes à empresa pública. O objetivo é reduzir custos e dar mais transparência no uso do patrimônio público, além de facilitar e melhorar os registros de saída e chegada dos veículos, informatizando todo o sistema. 

O sistema de rastreamento veicular é uma tecnologia que permite monitorar a localização e o movimento de veículos em tempo real e pretende suprir a necessidade de um controle mais efetivo das rotas realizadas durante as atividades que atendem o serviço público, bem como auxiliar na identificação e prevenção de roubos, furtos, acidentes, infrações e multas de trânsitos, além de outros imprevistos que possam acarretar perdas ou danos ao Estado. 

A proposta do sistema de rastreamento apresentada pelo gerente de Gestão Integrada de Meios de Transportes, Aarão Luiz Schmitz Junior, da Secretaria de Estado da Administração (SEA), realiza o controle por telemetria do veículo e condutor, além do rastreamento e da identificação do condutor com usuário e senha individual, aviso visual e sonoro no veículo para melhorar a condução e segurança. 

A presidente Celles Regina de Matos avalia como positivo o sistema apresentado, já que a gestão de frotas de uma empresa pública, presente em todo o Estado de Santa Catarina, é um processo complexo e envolve diversos setores da empresa. “O uso da tecnologia é um aliado dos nossos sistemas de controle e pode otimizar e garantir o zelo pelo patrimônio público e estuda a implantação do sistema junto à SEA”, frisa Celles.

Segundo o gestor do Departamento Estadual  de Gestão Patrimonial, Thiago Teixeira Laurentino, o uso de tecnologia na gestão de frotas pode facilitar, otimizar e garantir a tomada de decisões mais assertivas, já que o rastreador veicular indica na central de monitoramento o número do módulo, nome do motorista associado, tempo de transmissão do veículo, velocidade, quilometragem e possíveis interferências durante o percurso. “A tecnologia, além disso, permite que possíveis infrações cometidas pelo condutor, excesso de velocidade, aceleração brusca; longo tempo parado com motor ligado e utilização de carro fora do horário de trabalho sejam monitoradas em tempo real”, ressalta Thiago. Que complementa, “o custo mensal para monitorar cada veículo de nossa frota será facilmente compensado apenas com a economia de combustível e manutenções por mau uso. Essa é uma ferramenta importante para quem deseja um sistema que une rastreamento, monitoramento e gestão de frotas de forma prática e efetiva”, pontua.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500