O colegiado da Agricultura da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), composto pelos Secretários Municipais de Agricultura da região, realizou, no dia 14 de agosto, reunião na sede da Amurel. O evento teve como destaque a Influenza Aviária (IA), com ênfase na doença e contou com a participação a convite do gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão, Vanderlei Machado, e da coordenadora regional da Área de Defesa Sanitária Animal, Ângela Zimmermann.
A coordenadora Ângela apresentou ao grupo a situação na região e as medidas que estão sendo tomadas pela Cidasc, para prevenção e controle da doença, com vigilância ativa e passiva e com orientações à população e enfatizou que a Influenza Aviária, também conhecida como Gripe Aviária, é uma doença provocada por um vírus, muito contagioso, que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. O vírus é classificado como de alta patogenicidade e que a doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.
Santa Catarina está em alerta contra a Influenza Aviária e todos podem colaborar com a prevenção desta doença e a Cidasc e os órgãos de defesa sanitária intensificaram as medidas de prevenção da Influenza. O trabalho realizado pelos profissionais da Cidasc no Estado está no aumento das ações de vigilância e no reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, para mitigar os riscos de ingresso e disseminação da doença no Estado.
Demonstrou como ocorrem as divulgações das ações e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibiliza o painel atualizado diariamente, mostrando em tempo real e com transparência a situação da Influenza Aviária no Brasil. Caso identifique aves de criação com sintomas de Influenza Aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal).
A reunião foi presidida por Adir Engel, Secretário de Agricultura de Braço do Norte e coordenador do colegiado de Agricultura e Pesca da Amurel. A discussão envolveu estratégias para manter a saúde das aves na região.
Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500