Um grupo de alunos do 5º ano da Escola de Anos Iniciais Professora Ana Maria de Paula, de Matos Costa, visitou uma propriedade rural no município, onde puderam ver os cuidados sanitários que são adotados na produção de suínos. A atividade prática complementou os conhecimentos trabalhados em sala de aula pelo Projeto Sanitarista Júnior, da qual a escola municipal é parceira. 

Os estudantes haviam estudado previamente as doenças dos suínos, das aves e dos equinos. O material didático elaborado pela equipe da Cidasc e fornecido aos alunos das escolas parceiras explica os sintomas e a prevenção da Doença de Aujeszky e da peste suína clássica (PSC), que, embora não afetem os humanos, provocam a morte dos animais. 

Entre os cuidados sanitários estão a desinfecção de veículos que entram nas propriedades rurais e a proibição expressa de alimentar os suínos com restos de alimentos. O médico veterinário Felipe Volpato e o engenheiro agrônomo Sergio Omar de Oliveira, da Cidasc, além do médico veterinário Lucas Baroncello, do Icasa,  foram os profissionais responsáveis em acompanhar a visita. 

A educação Ssnitária é desenvolvida pela Cidasc por meio de muitas ações. O projeto Sanitarista Júnior é uma das de maior destaque, levando os temas relacionados à defesa agropecuária para as novas gerações. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes quanto ao papel da atividade agropecuária na economia do Estado e da importância que cuidados com a sanidade animal e o meio ambiente tem para a preservação da saúde humana, promovendo mudanças de comportamento.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500