
Temos dupla comemoração em 25 de julho: Dia do Motorista e Dia do Colono. A primeira homenagem foi instituída nesta data devido à celebração de São Cristóvão, santo católico considerado padroeiro dos motoristas. A segunda, por ser a data da celebração do primeiro culto evangélico por imigrantes alemães em 1824 no Rio Grande do Sul.
Além das famílias açorianas assentadas anteriormente em Santa Catarina, a presença europeia ganhou impulso a partir de 1829, com colonos alemães que se instalaram em São Pedro de Alcântara. Eram 523 colonos católicos vindos de Bremem, Alemanha. A colônia de Blumenau, no Vale do Itajaí, foi fundada em 1850 por Hermann Blumenau. As famílias italianas chegaram em 1877.
A história destes colonos e da agricultura se entrelaçam. Santa Catarina tem como característica o expressivo número de propriedades rurais familiares, de agricultores de diferentes origens étnicas. Eles fazem a agropecuária catarinense se destacar na produção de proteína animal, grãos e frutas.
A participação de 31% do agro no PIB catarinense depende também do trabalho de outros profissionais, pois boa parte do que é produzido aqui abastece mercados consumidores em outros estados e até no exterior. Somente para transportar a produção de suínos e aves, são realizadas mais de 5 cinco mil viagens diárias no Estado.
Sem esta logística, o trabalho de excelência do produtor rural catarinense não alcançaria estes mercados e sem a produção agropecuária, o transporte de cargas perderia boa parte da demanda de trabalho que tem hoje. Parabéns às duas categorias pelo Dia do Colono e pelo Dia do Motorista!
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500