Foto: Departamento Regional de Criciúma/Cidasc

Nesta sexta-feira, a equipe da Unidade Veterinária Local da Cidasc (UVL) em Forquilhinha realizou fiscalização móvel no município na SC 108, com apoio da Polícia Militar Rodoviária de Içara. Além da fiscalização de rotina das cargas, os médicos veterinários Luiza Netto Ghislandi e Marcelo Dias Vieira orientaram os motoristas sobre a influenza aviária. 

Foram entregues folders que explicam os cuidados a serem adotados para que a doença não chegue às propriedades que produzem aves. O único caso registrado em Santa Catarina é de uma ave silvestre, no litoral, distante das áreas de produção. As recomendações de isolar aves de produção das aves de vida livre e de não visitar granjas são formas de prevenir a influenza aviária e resguardar a avicultura, atividade econômica de peso para o Estado. 

No caso do transporte de cargas vivas, é essencial a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), medida que contribui para o controle de diversas doenças em animais de produção. A Cidasc também fiscaliza cargas de produtos de origem animal e vegetal para impedir o ingresso de doenças e pragas que possam trazer prejuízos à produção agropecuária. Na operação em Forquilhinha, todos os veículos abordados estavam em conformidade com as normas sanitárias.

+Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc – Barreiras Sanitárias
Uma atividade decisiva realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais, que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.

Santa Catarina conta com 58 postos de fiscalização agropecuária. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

+Informações sobre as exigências para trânsito de produtos de origem animal e vegetal acesse o link abaixo:

– Defesa Sanitária Animal
– Defesa Sanitária Vegetal

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500