Reunião em Florianópolis. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Itajaí, realizou reuniões com a Comissão Municipal de Saúde Agropecuária (Comusa) de Florianópolis, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos. Em pauta as atribuições de cada integrante frente à comissão, para apoio às ações de Defesa Sanitária Animal sobre a Influenza Aviária. Foram repassadas orientações sobre notificação, características da doença, e os cuidados relacionados à biosseguridade na produção de aves tanto no âmbito comercial, quanto na subsistência.

Em Florianópolis o encontro, no dia 27 de junho, teve a participação de representantes da Polícia Militar Ambiental, da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria da Saúde, da Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiológica, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive/SC). O médico veterinário Marcelo Luís da Silva Serpa foi o responsável pelas explicações.

Reunião em Antônio Carlos. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí.

Em Antônio Carlos, na reunião, no dia 29 de junho, foi reativado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que atuará, juntamente com a Comusa, no apoio às necessidades da comunidade rural. Participaram deste encontro representantes da Secretaria da Agricultura, produtores rurais, líderes das comunidades, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Secretaria da Saúde, Secretaria do Turismo, e Responsáveis Técnicos (RTs) da Agroindústria. A ação contou também com a participação da médica veterinária Maria Aparecida Chaltein de Almeida Bello e Rildo Francisco Martins, técnico agrícola responsáveis pela ação na região; e com o apoio da médica veterinária Marcela Mendes Nogueira Silva Rodrigues, da Unidade Veterinária Local (UVL) de São Pedro de Alcântara, e a palestra do médico veterinário, Cleverson Fiamoncini Cordeiro, gestor Regional da Cidasc de Itajaí.

Reunião em Governador Celso Ramos. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí.

Já em Governador Celso Ramos, no dia 03 de julho, o encontro contou com a apresentação da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) Bacia de Santos (BS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – Trecho 4, sobre atividades de apoio ao Serviço Veterinário Oficial na notificação de casos suspeitos de Influenza Aviária. A prefeitura se prontificou em organizar uma estrutura para facilitar o atendimento das aves próximo à praia. Também haverá apoio no repasse de informações para a população e auxílio ao atendimento às notificações de casos suspeitos.

Participaram da reunião o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva; a Secretaria da Agricultura e Pesca de Governador Celso Ramos; Secretaria da Saúde de Governador Celso Ramos, Secretaria do Turismo de Governador Celso Ramos; e Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (Famgov). O médico veterinário Alessandro Domingues, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Biguaçu, e o administrativo da UVL, Carlos Augusto Knoblauch foram os responsáveis pela reunião, que contou com a palestra de Domingues e da médica veterinária Adriane Steuernagel do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) Bacia de Santos (BS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – Trecho 4.

+Influenza Aviária

A Influenza Aviária (IA), também conhecida como Gripe Aviária, é uma doença provocada por um vírus, muito contagioso, que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Infecções esporádicas em pessoas que tiverem contato direto com as aves infectadas também podem ocorrer. 

Nas aves, essa doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.

Posso consumir carne de aves e ovos?

O consumo da carne de aves e ovos é totalmente seguro, conforme respaldado cientificamente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.

Santa Catarina está em alerta contra a Influenza Aviária

Estamos em alerta contra a influenza aviária e todos podem colaborar com a prevenção desta doença. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e os órgãos de defesa sanitária intensificaram as medidas de prevenção da Influenza Aviária, também conhecida como “gripe aviária”, doença que afeta as aves.

Agora, o trabalho realizado pelos profissionais da Cidasc no Estado está no aumento das ações de vigilância e no reforço das medidas de biosseguridade pelos produtores, para mitigar os riscos de ingresso e disseminação da doença no Estado.

Como ajudar?

A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória e já foi registrada no nosso país. A doença tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para Santa Catarina. Ao encontrar aves silvestres mortas ou doentes, não toque nesses animais!

Os produtores devem reforçar as demais medidas de biosseguridade e proibir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. A medida visa proteger a saúde e segurança dos plantéis, uma vez que, a entrada da Influenza Aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar imensos prejuízos a toda cadeia produtiva catarinense e nacional.

Acione os órgãos competentes!

Caso identifique aves de criação com sintomas de influenza aviária ou se perceber mortandade acima do normal entre estas aves (galinhas, codornas, perus, etc.), entre em contato com a Cidasc pelo 0800 643 9300 (telefone específico para notificação de suspeita ou de ocorrência de doença animal) ou ainda para a Polícia Militar (PM) através do número 190, que fará o devido encaminhamento.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500