O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão reuniu, em 30 de maio, os profissionais das áreas de Defesa Sanitária Animal (DSA) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da companhia, com vistas à uniformização de procedimentos e à avaliação das ações do primeiro de semestre de 2023. As reuniões foram presididas pelos médicos veterinários Angela Zimmermann e Guilherme Werner Dandolini, responsáveis pelas áreas de DSA e do SIE, respectivamente.
O evento faz parte das ações que o Departamento Regional desenvolve mensalmente, para aprimoramento das atividades e visa o atendimento às ações e o cumprimento das metas preconizadas pela companhia. Em relação à Defesa Sanitária Animal os temas foram focados na vigilância sanitária considerando os casos de Influenza Aviária no país e no Estado, em especial devido ao recente caso detectado no município de São Francisco do Sul.
A Regional de Tubarão por estar localizada na região litorânea e sujeita às aves migratórias, intensificará os trabalhos e estratégias para evitar a possibilidade do surgimento de focos. Neste contexto, as ações educativas e as orientações repassadas às instituições envolvidas e à população, para notificarem à Cidasc em casos suspeitos, é de fundamental importância.
Na área do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) as ações foram centradas na avaliação de desempenho e no cumprimento de metas junto aos 124 estabelecimentos registrados no SIE na área de abrangência do DR, dentre estas 33 empresas aderidas ao SISBI. Tubarão além do maior número de estabelecimentos com SIE no Estado (25%) tem também o maior número de agroindústrias aderidas ao SISBI 30%.
Buscar a qualidade e a segurança dos alimentos com vistas à saúde é o principal objetivo da Cidasc. O objetivo do serviço de inspeção é garantir a segurança dos alimentos ao consumidor, através da inspeção ante e post mortem dos animais e da adoção de medidas de controle de todo processo produtivo de alimentos de origem animal. A inspeção atua prevenindo a ocorrência de zoonoses e outras doenças veiculadas pelos alimentos e contribui para a vigilância de doenças relacionadas à sanidade dos animais.
Após o encontro técnico, na sede da associação dos servidores da empresa, a equipe celebrou 1 ano da contratação dos novos profissionais aprovados no concurso público.
Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500