Foto: Departamento Regional de Blumenau/Cidasc

Uma turma de 21 alunos de Medicina Veterinária da FURB, em Blumenau, participou do curso “Demonstração Simulada Acadêmica de DSA – Emergência de Influenza Aviária”,  nos dias 15 e 29 de maio e 12 de junho, no Campus 1 da universidade. A atividade foi ministrada pelo médico veterinário Augusto Eneas Upnmoor, da Unidade Veterinária Local da Cidasc em Blumenau, em parceria com a professora Bruna Helena Kipper Zimmermann, da FURB. 

Combinando palestras e atividades práticas, o objetivo do treinamento foi demonstrar aos alunos os procedimentos teóricos e a realidade prática de uma ocorrência de emergência sanitária, sensibilizando-os quanto à notificação precoce de doenças. A notificação de suspeitas por parte do produtor, profissionais do agronegócio e sociedade em geral amplia a capilaridade do trabalho de vigilância e prevenção. “A parceria entre o serviço público e a iniciativa privada é salutar e necessária em caso de uma ocorrência real de doença”, afirma Augusto Eneas Upnmoor. 

Foto: Departamento Regional de Blumenau/Cidasc

Os alunos constataram, na prática, a importância da organização, gestão e celeridade para o saneamento de um foco e seus vínculos e o encerramento de uma emergência sanitária com sucesso. Compreenderam também, as atribuições dos atores sociais envolvidos em uma emergência sanitária. 

No primeiro dia da atividade, os alunos conheceram o Plano Estadual de Contingência de Emergências Sanitárias de Animais Terrestres (PLACON) e o Manual de Ação Tático e Operacional para Emergências Sanitárias, do Estado de Santa Catarina. Os outros documentos apresentados aos participantes foram o Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle e a Ficha Técnica MAPA da Influenza Aviária. 

Com base nessas informações, foi criado o roteiro para simular uma emergência sanitária de Influenza Aviária em um município de Santa Catarina. Os alunos foram separados em grupos e cada grupo teve que exercitar a montagem de um Centro de Operações de Emergência Zoosanitárias (COEZOO). 

Foto: Departamento Regional de Blumenau/Cidasc

No decorrer da atividade, eles experienciaram as etapas do enfrentamento de uma emergência:  analisar dados em documentos como laudos e Form in (Formulário de Investigação Inicial); realizar uma investigação epidemiológica; entrevistar atores envolvidos no roteiro; decidir quais procedimentos adotar para encerramento do foco e qual a provável origem da doença simulada. 

No último dia, o curso abordou a biosseguridade nas atividades de campo do Serviço Veterinário Oficial (que em Santa Catarina é realizado pela Cidasc) em propriedades, colheita de material e necropsia em aves (voltados para uma suspeita de Influenza Aviária) e identificação/ acondicionamento/ envio destes materiais para um laboratório. Por fim, os estudantes de medicina veterinária puderam assistir vídeos dos sinais clínicos de Influenza Aviária dos casos mais recentes do Brasil e do mundo. 

Durante os três dias de atividades, os alunos puderam exercitar e desenvolver análises e tomadas de decisão durante uma resposta inicial, frente a um possível caso confirmado de Influenza Aviária. “A Cidasc de Blumenau permanece em perfeita sintonia com as universidades da região, trabalhando em parceria há muitos anos para manter a comunidade acadêmica atualizada sobre as doenças de notificação obrigatória, sobre a relevância das atividades exercidas pelo serviço veterinário oficial e da importância da educação sanitária na manutenção do status sanitário dos nossos rebanhos”, afirma o médico veterinário Augusto Eneas Upnmoor. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500