Cadastro de apiários é essencial para monitorar sanidade das abelhas.

Foto: Departamento Regional de Concórdia/Cidasc

O cadastro de apiários e meliponários foi tema da palestra da médica veterinária da Cidasc Franciele Gado durante o VII Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura, realizado em Concórdia nesta sexta-feira, 16 de junho. O evento foi organizado pela Epagri, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, assim como a Cidasc. 

O público era majoritariamente de criadores de abelhas. Franciele Gado explicou os procedimentos para que o produtor faça o registro de suas colmeias na Cidasc. O registro deve ser feito tanto para a criação de abelhas com ferrão (apis melifera) quanto sem ferrão (abelha nativa), inclusive quando as caixas de abelha estão localizadas em propriedades de terceiros. 

É a partir deste registro que a Cidasc cuida da sanidade das abelhas. A médica veterinária explicou aos produtores como são os procedimentos para coleta de amostras quando há suspeita de mortalidade dos insetos por agrotóxicos. 

Outra orientação que foi reforçada é a necessidade de emitir GTA (Guia de Trânsito Animal) ao transportar as colmeias para um novo local ou quando novas colmeias são adquiridas. O monitoramento das abelhas é uma ação tão importante quanto a prevenção de doenças em outros animais de criação. As abelhas são polinizadoras e têm papel fundamental na produção de frutas como a maçã e o maracujá, de relevância comercial no Estado.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500