A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) promoveu uma série de treinamentos sobre segurança no trabalho em altura, conforme a Norma Regulamentadora 35 (NR 35), requisitos mínimos e medidas de proteção necessárias para execução de trabalhos em altura. A ação teve como objetivo capacitar os médicos veterinários e técnicos da Cidasc, que realizam atividades com risco de queda, visando a segurança e a saúde desses profissionais.
“Este tipo exercício é essencial para garantir a segurança dos profissionais que realizam atividades de monitoramento de abrigos de morcegos com risco de queda, por exemplo. E desta forma reafirma o compromisso em promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os seus colaboradores”, afirma Joni Antonelli, engenheiro de segurança do trabalho da Cidasc.
“A capacitação envolveu ações de planejamento, organização e execução de trabalhos em altura, para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos com essas atividades, como, por exemplo, as ações de monitoramento de abrigos de morcegos”, destaca o médico veterinário Ivan N. Ulsenheimer, gestor do Departamento Regional de Chapecó.
O treinamento foi realizado no Departamento Regional da Cidasc de Chapecó, no dia 29 de maio, com a participação dos profissionais dos Departamentos Regionais de Xanxerê, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Chapecó. Em Lages, o curso ocorreu, no dia 31 de maio, com a participação dos profissionais dos Departamentos Regionais de Campos Novos, Lages, São Joaquim e Concórdia.
Foram realizados treinamentos também, nos dias 5 e 6 de junho, envolvendo os Departamentos Regionais de Blumenau, Canoinhas, Joinville, Mafra e Rio do Sul. E em Florianópolis, nos dias 13 e 14 de junho, para os profissionais dos Departamentos Regionais de Criciúma, Itajaí e Tubarão, além do Escritório Central da Capital.
O que é o treinamento para trabalho em altura?
O chamado “Treinamento NR 35” é uma capacitação, que visa preparar os profissionais para exercer atividades em altura. Todo empregado que trabalha acima de dois metros de altura deve realizar este treinamento. Essa exigência é fundamentada na Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção necessárias para a execução de trabalhos em altura. A NR 35 prevê que a capacitação deve ser realizada por profissionais qualificados e atualizada periodicamente, conforme a necessidade.
“Os treinamentos para trabalho em altura, como o promovido pela Cidasc, são essenciais para preparar os profissionais que realizam atividades em locais elevados. Eles garantem que os trabalhadores estejam devidamente capacitados para enfrentar os riscos envolvidos, seguindo as diretrizes estabelecidas pela NR 35”, afirma Joni.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500