Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

Planalto Norte esteve na agenda da presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, na última semana. O gestor do Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas, Zenon Mário Pieczarka Junior, e sua equipe formada por médicos veterinários, engenheiros-agrônomos, técnico agrícola e classificador, e pelos agentes agropecuários no Posto de Fiscalização de Três Barras foram os responsáveis em recebê-la e acompanhá-la em visitas às empresas da região.

A presidente deu ênfase à participação estratégica que o setor agropecuário ocupa no cenário econômico do Estado de Santa Catarina, parabenizou pelas atividades já realizadas pela regional, falou sobre os cuidados que todos devem ter para prevenir a entrada da Influenza Aviária, e solicitou para a regional ampliar ainda mais as ações de prevenção e de educação sanitária no município, através do Projeto Sanitarista Junior, Projeto Sanitarista Acadêmico e palestras com produtores rurais.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

Celles aproveitou a passagem pela cidade e realizou a entrega de Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose e Brucelose para produtores vinculados da Cooperleite e destacou a Educação Sanitária realizada pela Cidasc no Estado e reforçou sobre a importância de ficarmos livres destas doenças. “O nosso Estado vai se destacar com essa certificação, que cresce a cada dia. Os nossos técnicos incentivam a Certificação de Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose e continuam orientando e esclarecendo as dúvidas dos produtores, para podermos juntos construir um plantel de bovinocultura de leite mais forte, sadio e com valor agregado”, frisa Celles.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

Aldair Gonçalves Padilha, presidente da Cooperleite, ressaltou a importância do trabalho e da parceria da Cidasc, “os funcionários da Cidasc e os médicos veterinários do Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas não mediram esforços para a conquista desta certificação”. Participaram da entrega pela empresa, além do presidente Altair; Alcindo Bradonski, vice-presidente; Waldemiro Sudoski, conselheiro; Eduardo Haag, conselheiro; e Giovane Braz, conselheiro. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

Celles conheceu também a Ervateira Seleme, empresa centenária. A proprietária e sócia Juliane Seleme Bremer explicou e mostrou todo processo desde a colheita, o beneficiamento, e a exportação para diversos países, primeira empresa no Estado a aderir Selo de Conformidade Cidasc (SCC), falou da importância desta certificação, que facilita muito na hora de exportar os produtos, também elogiou muito o trabalho da Cidasc.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

No final da viagem a presidente da Cidasc destacou sobre a importância dos Postos de Fiscalização Agropecuária, em especial, a de Três Barras, que é uma barreira de rechaço, com a função de coibir o ingresso e a passagem de aves de produção, seus produtos e subprodutos e espécies suscetíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos, no Estado de Santa Catarina. Ela pôde conhecer os colaboradores, que estavam de plantão, viu o trabalho da barreira, os equipamentos e as melhorias necessárias para melhor execução dos trabalhos e segurança dos funcionários. “Os postos de fiscalização são um dos pilares da Defesa Agropecuária catarinense”, destaca a presidente Celles.

“Os Postos de Fiscalização Agropecuária, são a porta de entrada de produtos de origem animal, vegetal e seus subprodutos acontece nas divisas e na fronteira de Santa Catarina. Hoje contamos com 58 postos, que realizam um trabalho de extrema importância para proteger o nosso patrimônio sanitário. São os guardiões do nosso Estado”, enaltece a presidente Celles. 

+Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc – Barreiras Sanitárias

Arte: Ascom/Cidasc.

Uma atividade decisiva realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais, que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.

Santa Catarina conta com 58 postos de fiscalização agropecuária. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

+Informações sobre as exigências para trânsito de produtos de origem animal e vegetal acesse o link abaixo:

 Defesa Sanitária Animal
 Defesa Sanitária Vegetal

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500