O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão possui uma área bastante extensa, que envolve 25 municípios e com um considerável plantel de aves, suínos, bovinos de corte, ovos, e de leite, aliado ao maior número de agroindústrias do Estado. E cabe aos profissionais médicos veterinários buscar, cada vez mais, o desenvolvimento de suas proficiências em prol da causa agropecuária, afinal o Estado é exemplo para outras unidades da Federação.
A Cidasc recebeu, no final do mês de maio/2023, os auditores fiscais federais agropecuários, que realizaram a auditoria do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento do Serviço Veterinário (Quali-SV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O programa tem por objetivo medir a qualidade do serviço veterinário oficial, apontando e buscando soluções para fortalecer e elevar o status sanitário dos estados.
A ação aconteceu na unidade central, em Florianópolis, e em outras unidades locais. No DR de Tubarão a Unidade Veterinária Local (UVL) selecionada foi a de Braço do Norte, onde se concentram os maiores plantéis de bovinos de leite, suínos e de agroindústrias.
Passado a visita da equipe auditora, a equipe de Médicos Veterinários Oficiais da Cidasc (MVO) de Tubarão esteve reunida para avaliar, embora ainda sem o resultado oficial, os principais tópicos abordados e questionados como forma de aprimorar os métodos e padronizar/uniformizar as ações. Pois a intenção é estar apta às supervisões, sempre demonstrando clareza, efetividade e eficácia nas suas atividades.
A reunião foi coordenada pela médica veterinária Ângela Zimmermann, responsável regional pela área de Defesa Sanitária Animal (DSA). O gestor regional Vanderlei Machado comentou que “as auditorias contribuem para o aprimoramento dos serviços veterinários e chamam a atenção para os pontos a serem melhorados”.
O relatório final da auditoria deverá ser entregue em até 60 dias, apresentando os resultados obtidos e as recomendações para as ações corretivas, se houver. Dentre os pontos fortes do resultado preliminar foram destacados a capilaridade, a captação de dados, os recursos físicos e financeiros, a estabilidade e a independência técnica.
Além da avaliação da auditoria do Quali-SV a reunião teve também como temas o acompanhamento do planejamento das ações com vistas ao cumprimento das metas e as ações estratégicas para agir em casos de Influenza Aviária.
“O desafio maior é manter o destaque agropecuário Catarinense, e galgar novos mercados, com um setor produtivo integrado e participativo”, destaca Machado. Cabe à Cidasc, através da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, planejar, avaliar e promover o aperfeiçoamento do sistema de saúde animal em Santa Catarina.
Colaboração: Hélio Medeiros Leandro.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500