A Secretaria de Estado da Agricultura, através da Cidasc, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lançam o Projeto Jovem Inspetor “O alimento seguro é um assunto de todos!”. A proposta está alinhada com o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (7 de junho), declarado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para destacar a prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
O Projeto Jovem Inspetor é uma parceria do Departamento Regional de Lages com a Coordenadoria Regional de Educação de Lages, como um projeto piloto de educação sanitária voltado aos estudantes do ensino médio, com foco na inocuidade dos alimentos. O projeto já foi apresentado aos gestores das 44 escolas estaduais da Região e contará com uma equipe multidisciplinar (pedagogos, nutricionistas, médicos veterinários, engenheiros agrônomos).
Entre suas atribuições, a Cidasc é responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que realiza a inspeção sanitária de produtos de origem animal e também realiza o monitoramento dos níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos vegetais. Este é um trabalho essencial para que os alimentos sejam inócuos, ou seja, não afetem a saúde do consumidor.
As normas que norteiam a produção de alimentos são uma forma de garantir a segurança e a qualidade dos alimentos. Elas fornecem orientações sobre manipulação higiênica de alimentos, para agricultores, processadores e consumidores. Elas também definem os níveis máximos de aditivos, contaminantes, resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários, que possam ser consumidos com segurança por todos.
Produtos inspecionados são submetidos a controles desde a matéria prima (de origem conhecida, em propriedade que seguiu boas práticas agropecuárias) até a manipulação (agroindústria com boas práticas de fabricação) e armazenagem. São cuidados que evitam a contaminação e que o consumidor consciente deve valorizar.
Alunos, professores e a comunidade escolar serão convidados a dialogar e refletir sobre a alimentação saudável e a necessidade de fazer boas escolhas para preservar a própria saúde. Algumas delas são exigir o selo de inspeção sanitária em produtos de origem animal e a rastreabilidade em produtos de origem vegetal.
As atividades do projeto Jovem Inspetor, em sala de aula, buscarão aumentar a conscientização dos consumidores (comunidade escolar) sobre a segurança do alimento. A exemplo de outras ações de educação sanitária, o projeto é um processo educativo que deve facilitar mudanças comportamentais no sentido de corrigir e evitar riscos à saúde, bem como promover uma vida mais saudável.
Confira também a notícia Cidasc celebra o Dia Mundial da Segurança de Alimentos.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500