Foto: Cidasc Mafra.

Dando continuidade à agenda de visitas, aos Departamentos Regionais a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), Celles Regina de Matos, acompanhou um dia de trabalho do Departamento Regional de Mafra e do Posto de Fiscalização Agropecuária em Fragosos, nesta segunda e terça-feira (05 e 06/06). A ideia das visitas é de se colocar mais de perto o trabalho da regional e alinhar com a equipe as ações necessárias para continuar impulsionando o desenvolvimento agropecuário na região. A presidente aproveitou a passagem pela cidade para conceder entrevista para ao Jornal Tribuna da Fronteira e Rádio Difusora, de Rio Negro.

Foto: Cidasc Mafra.

Celles foi recebida pelo gestor regional, Fabiano Franco dos Santos e sua equipe, formada por médicos veterinários, engenheiros-agrônomos e pelos agentes agropecuários no Posto de Fiscalização de Fragosos. A presidente deu ênfase à participação estratégica que o setor agropecuário ocupa no cenário econômico do Estado de Santa Catarina, parabenizou pelas atividades já realizadas pela regional, falou sobre os cuidados que todos devem ter para prevenir a entrada da Influenza Aviária, e solicitou para a regional ampliar ainda mais as ações de prevenção e de educação sanitária no município, através do Projeto Sanitarista Junior, Projeto Sanitarista Acadêmico e palestras com produtores rurais.

Foto: Cidasc Mafra.

Destacou sobre a importância dos Postos de Fiscalização Agropecuária, em especial o de Fragosos, onde pôde conhecer os colaboradores, que estavam de plantão. “Os postos de fiscalização são um dos pilares da Defesa Agropecuária catarinense. Acompanhar in loco esse Posto, que teve seu status alterado de barreira de rechaço para barreira com permissão de ingresso, após um pouco mais de um ano, é muito satisfatório. Essa alteração trouxe benefícios para os empresários, que precisam trazer leite de outras regiões, por exemplo, e isso nos motiva a cada dia fazer cada vez mais e melhor”, destaca a presidente Celles.

“Os Postos de Fiscalização Agropecuária, são a porta de entrada de produtos de origem animal, vegetal e seus subprodutos acontece nas divisas e na fronteira de Santa Catarina. Hoje contamos com 58 postos, que realizam um trabalho de extrema importância para proteger o nosso patrimônio sanitário. São os guardiões do nosso Estado”, enaltece a presidente Celles. 

“Lembrando que Fragosos é um Posto recente na Permissão de entrada de produtos e subprodutos de origem animal, antes ele era de rechaço, mas o nosso time que está lá diuturnamente, vinte e quatro horas e sete dias por semana, foram muito bem treinados para trabalhar neste novo modelo de fiscalização. Fragosos é uma barreira que foi realizada uma reforma geral faz pouco tempo, e todos os Postos de Fiscalização que há no Departamento Regional da Cidasc de Mafra, serão reformados, entregando mais conforto e qualidade de trabalho aos nossos colegas que lá estão, comenta o gestor Fabiano Franco dos Santos.

Santos destaca sobre a visita da presidente Celles, “esta troca de experiência foi muito proveitosa e revigorante para a nossa equipe, apesar de ser uma visita rápida, a troca de informação foi excepcional, veio somar com tudo que nós já entregamos ao nosso público-alvo. O bom é que ela conheceu a nossa equipe técnica, que sempre contribuiu para a saúde única em nosso Estado, agradecemos a primeira visita de muitas, tenham certeza que estamos cuidando de nossas divisas e fronteiras do Estado para que todos os catarinenses possam colocar um alimento saudável e de qualidade para sua família e dormir com tranquilidade, porque lá nas divisas sempre haverá uma Cidasc, zelando pela sua segurança e pela sua saúde”, afirma Santos.

+Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc de Fragosos, no município de Campo Alegre

Foto: Cidasc Mafra.

O Posto de Fiscalização Agropecuária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Fragosos, município de Campo Alegre, teve seu status alterado de barreira de rechaço para barreira com permissão de ingresso, em 27 de maio de 2022. Desta forma, os veículos que transportam animais e também as cargas de produtos de origem animal, fabricados por empresas sob fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e devidamente acompanhadas de documentação, têm uma alternativa a mais para ingressar em território catarinense.

Localizado na divisa com o Estado do Paraná, na Rodovia SC-418 (Rodovia dos Móveis), o posto realiza intensa atividade de fiscalização. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal e vegetal e os interesses econômicos de Santa Catarina.

+Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc – Barreiras Sanitárias

Arte: Ascom/Cidasc.

Uma atividade decisiva realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais, que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.

Santa Catarina conta com 58 postos de fiscalização agropecuária. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

+Informações sobre as exigências para trânsito de produtos de origem animal e vegetal acesse o link abaixo:

Defesa Sanitária Animal
Defesa Sanitária Vegetal

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500