Na foto: Guilherme; Rodolfo; Vanderlei; prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo; Sabrina; Vanderlei; e Júlio. Foto: Cidasc Joinville.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão, se reuniu com o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, e com os proprietários dos estabelecimentos: frigorífico D’Italia, Vanderlei e Rodolfo Cechinel, e com Sabrina Masiero, do Frigorífico Masiero, no dia 31 de maio. O objetivo foi tratar da possibilidade de efetuar convênio com o município para disponibilizar médico veterinário para efetuar a inspeção nos estabelecimentos do município, atualmente aderidos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Participaram da reunião, pela Cidasc, o gestor regional da Cidasc de Tubarão, Vanderlei Machado; o médico veterinário Guilherme Werner Dandolini, responsável Regional da Cidasc, pelo SIE; e o técnico agrícola Júlio Fortes Matos. 

O prefeito de Pedras Grandes, dada a importância dos estabelecimentos para o município e a necessidade de fomentar parceria com a Cidasc, comprometeu-se em contratar médico veterinário. “O trâmite burocrático, para deflagrar concurso público, é um pouco demorado, mas acreditamos que em até seis meses o processo estará concluído”, comenta o prefeito Agnaldo Filippi.

Para o gestor do Departamento Regional da Cidasc Tubarão, Vanderlei Machado “o SIE exerce papel fundamental na saúde da população, pois proporciona alimentos seguros”, afirma Machado.

O médico veterinário da Cidasc Guilherme W. Dandolini destaca que “os estabelecimentos aderidos ao SISBI aumentam significativamente sua área de ação, passando de abrangência Estadual para Nacional, o que demanda, ainda mais, cuidados no rastreio de seus produtos, visando à saúde única”, finaliza Dandolini. 

O Departamento Regional de Tubarão destaca-se no Estado pelo número de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Atualmente o departamento responde pela fiscalização e Inspeção em 122 agroindústrias, que representam 25% do Estado.

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), cujo objetivo é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. O SISBI possibilita a equivalência do serviço de inspeção do Estado, Municípios e seus consórcios, com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). A equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.

O SISBI traz a possibilidade, para os estabelecimentos de produtos de origem animal registrados nos Serviços de Inspeção Estaduais, Municipais e seus consórcios, ampliarem a comercialização de seus produtos em todo o território nacional. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária. 

Estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Estaduais e Municipais, para aderirem ao SISBI, são supervisionados e auditados, com padrões e critérios, sendo que somente estabelecimentos que atingem a excelência no processo de elaboração de matérias-primas e produtos, além de seguirem as determinações dos órgãos competentes e comprovarem a equivalência com o sistema de inspeção federal é que conseguem a adesão ao SISBI.

Colaboração: Helio Medeiros Leandro, Cidasc Tubarão.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500