Foto: Cidasc Tubarão.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), através do Departamento Regional de Tubarão promoveu, em 30 de maio, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), uma aula aos graduandos em medicina veterinária, sobre Inspeção e Tecnologia de Pescado com enfoque na segurança dos alimentos. A aula fez parte das ações desenvolvidas no mês de promoção da saúde dos animais de produção.

Foto: Cidasc Tubarão.

A palestra foi proferida pela médica veterinária do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), da Cidasc de São Ludgero, Priscilla Gomes de Souza, que é uma das mentoras do Projeto Sanitarista Acadêmico, junto à Unisul. Priscilla fundamentou sua apresentação no Decreto Federal n.º 9.013, de 29 de março de 2017, e suas alterações e no Decreto Estadual n.º 2.197, de 30 de setembro de 2022. 

O Decreto Federal dispõe sobre o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA). O Decreto Estadual dispõe sobre a obrigatoriedade da prévia fiscalização dos produtos de origem animal, e cria o Sistema Estadual de Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal em Santa Catarina.

Foi apresentada uma breve definição do grupo a ser estudado, conforme previsto nos Decretos. Entende-se por pescado peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis, equinodermos e outros animais aquáticos usados na alimentação humana. 

Contextualizando ainda sobre a natureza destes e as diferentes formas de obtenção, seja através da pesca extrativista ou da aquicultura.

A aula foi dividida em dois módulos, o primeiro onde foi demonstrado aos alunos os principais pontos das legislações relativas à inspeção de pescado e o segundo onde foram apresentadas as diferentes etapas do fluxograma de abate de peixes. O segundo módulo visou retratar aos alunos a rotina de fiscalização, mostrando a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em sala de aula, através de vídeos, fotos e relatos da médica veterinária.  

Aproximar os alunos da prática na profissão, é o principal pilar do Projeto Sanitarista Acadêmico. Para o coordenador regional do SIE na Cidasc de Tubarão, Guilherme Werner Dandolini, o Projeto Sanitarista Acadêmico contribui para a formação de profissionais do setor agropecuário e para o fortalecimento da Agropecuária.

Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Cidasc Tubarão.

+Sanitarista Acadêmico

O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo.

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como medicina veterinária, agronomia e zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros. A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo.

Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500