A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional (DR) de Joinville, realizou no dia 09 de maio, palestras no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) Campus Araquari, para alunos do 1º e 5º semestres do curso de agronomia, através do Programa Sanitarista Acadêmico, em parceria entre as Instituições de ensino superior do Estado e a Cidasc.
As palestras tiveram como tema: “Ações Desenvolvidas pelos profissionais da Defesa Sanitária Vegetal (DSV) da Cidasc”, em alusão ao “Dia Internacional da Sanidade Vegetal”, comemorado no dia 12 de maio. Entre os assuntos abordados, o engenheiro-agrônomo Márcio Andrei C. Niederauer, destacou as atividades de fiscalização dos agrotóxicos – uso, comércio e prestadores de serviço; Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em hortifrútis; fiscalização do comércio de sementes e mudas; programas de DSV ligados à sanidade das pomáceas, sanidade da bananicultura, sanidade citrícola, vitícola, vazios sanitários do maracujá e da soja; rastreabilidade dos alimentos com o programa E-origem e educação sanitária com os programas – Sanitarista Junior e Sanitarista Acadêmico.
Ao final, o profissional entregou “folders” dos principais programas de defesa sanitária vegetal executados pela Cidasc e destacou também a importância na participação de toda a sociedade, como: produtores, consumidores e futuros profissionais da agronomia, na consolidação e fortalecimento de ações de educação sanitária ligadas à defesa sanitária vegetal bem como a importância deste setor e seus impactos para economia do Estado.
“Sanitarista Acadêmico”
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo.
Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como medicina veterinária, agronomia e zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.
O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros. A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo.
Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500