A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizou, entre as ações desenvolvidas durante o mês de maio, dedicado à promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, encontros com os Agentes de Manejo Populacional (AMP) de Javali, com o médico veterinário Joel Gilberto Bialkowski. No dia 10 de maio o curso aconteceu em Lages; no dia 11 em Otacílio Costa; e no dia 12, em Anita Garibaldi.
O encontro abordou sobre toda a parte de capacitação para a realização de monitoria sanitária, com ênfase na vigilância de Peste Suína Clássica (PSC), e informações sobre os procedimentos a serem realizados e cumpridos durante e depois do abate dos Javalis. O objetivo foi capacitar os agentes de manejo nas atividades de monitoria sanitária dos animais abatidos e no trânsito de carcaça desses animais.
“A capacitação é fundamental para o controlador conhecer os riscos sanitários a que ele está exposto ao fazer as atividades de controle, além de como se prevenir e conseguir percepção para que esses riscos não sejam um problema para a vida dele, para a sociedade ou à economia”, comenta o médico veterinário da Cidasc Joel Gilberto Bialkowski. “É importante reconhecer o papel do controlador de Javali no sistema de vigilância de doenças. Eles são essenciais e peças fundamentais para o controle de Javali. Somente com esse apoio dos manejadores conseguiremos entender quais as principais doenças que existem em circulação no território de Santa Catarina”, complementa.
O controle é parte do trabalho continuado para que Santa Catarina mantenha as certificações sanitárias que conquistou, como as de Zona Livre de Peste Suína Clássica e Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Em 2023 já foram colhidas 961 mostras e registrados 665 controladores.
Os interessados em participar da capacitação, podem se inscrever na plataforma ENA Virtual. O curso gratuito, aberto aos Agentes de Manejo Populacional de Javalis, desenvolvido pela Coordenação Estadual de Sanidade Suídea da Cidasc, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves.
O curso é direcionado aos Agentes de Manejo Populacional que atuam em Santa Catarina e que desejam se cadastrar de forma voluntária na coleta de amostras e vigilância desta espécie, considerada invasora e suscetível a doenças que podem também atingir os suínos. Os agentes que passaram por outro tipo de capacitação em anos anteriores a 2022 devem realizar esse curso online para reciclagem dos novos procedimentos e normativas vigentes.
O inscrito poderá emitir o certificado após concluir os estudos e realizar a avaliação final com obtenção de nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete), devendo ficar atento ao prazo máximo de 30 dias após a inscrição para concluir todas as etapas.
Inscrições
Para se inscrever, é necessário criar uma conta na plataforma ENA no endereço www.enavirtual.sc.gov.br. Selecionar “Curso de capacitação para agentes de manejo populacional”. O curso ficará disponível durante 30 dias a partir da inscrição com carga horária total de 4 horas.
Etapas da Inscrição
1.º – Acesse o site/enavirtual.sc.gov.br
2.º – Clique em criar conta (http://enavirtual.sc.gov.br/login/signup.php) e preencha o cadastro corretamente para não ocorrerem problemas na emissão do seu certificado. Após preencher o cadastro, você precisa ir para sua conta de e-mail, e confirmá-lo. Esta confirmação deverá ocorrer em até 4 horas, caso haja problemas, acessar o ícone “esqueceu a senha? Não consegue acesso”? (http://enavirtual.sc.gov.br/login/forgot_password.php).
3.º – Em seguida vá até o menu principal > Cursos Corporativos > Finalísticos > Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina > Defesa Sanitária Animal > Curso de capacitação para Agentes de manejo populacional. Inscreva-se no curso utilizando a chave de inscrição JAVCIDASC
Em casos de problemas com o acesso ou dúvidas sobre o curso (conteúdo, inscrição, avaliação e certificação), você deverá entrar em contato com os responsáveis pelo curso, através do e-mail: sanidadesuidea@cidasc.sc.gov.br
Prazos
Após a efetivação da inscrição, o inscrito terá 30 dias para concluir seu curso. Decorrido esse período, o curso ficará indisponível e o certificado não poderá mais ser emitido. O aluno deve ficar atento, pois o bloqueio no acesso ocorrerá no mesmo horário em que a sua inscrição foi realizada.
O curso estará disponível para todos os agentes de manejo que atuam no controle populacional de suídeos asselvajados em Santa Catarina. A participação é de caráter obrigatório aos agentes de manejo que tenham interesse em se tornar voluntários na monitoria sanitária de Peste Suína Clássica (PSC) e por consequência estarem autorizados a realizar o transporte de carcaça dos suídeos asselvajados abatidos.
Caso você seja agente de manejo e tenha passado por algum treinamento relacionado ao tema ministrado pela Cidasc ou Embrapa anterior ao ano de 2022, é obrigatória a realização desse curso para reciclagem e novos conhecimentos das normativas que foram publicadas a respeito do tema.
Fonte: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc.
+“Curso de capacitação para agentes de manejo populacional”: https://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2022/04/19/curso-prepara-agentes-para-monitoria-sanitaria-de-javalis-2/
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500