Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Caçador, participou, no dia 03 de maio, de um jantar com palestra intitulado: “Caoagro – Segurança no Campo e Desenvolvimento Econômico no Agronegócio”. O evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Caçador aconteceu no Restaurante do Clube Caçadorense de Bochas. 

Estiveram presentes 125 participantes, sendo a maioria produtores rurais do município e região. Também participaram representantes da Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Secretário de Agricultura de Caçador, representantes da câmara de vereadores e também de deputadas federais e estaduais.

Médico veterinário Luís Felipe Sperry Bratti, gestor regional da Cidasc de Caçador. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.
Engenheiro-agrônomo da Cidasc Caçador, Sergio Omar de Oliveira. Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

O evento constou de três palestras. Inicialmente, o médico veterinário Luís Felipe Sperry Bratti, gestor regional da Cidasc de Caçador, abordou o tema “A importância dos produtores rurais como agentes de defesa agropecuária”. O engenheiro-agrônomo da Cidasc Sergio Omar de Oliveira orientou sobre como realizar somente a compra de agrotóxicos regulares, conforme a legislação em vigor. Na sequência, o também médico veterinário Enori Barbieri, vice-presidente da Faesc, fez uma contextualização da situação do agronegócio catarinense e os desafios para a manutenção do status sanitário alcançado pelo Estado. 

Delegado Fernando Callfass, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro). Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

E, finalizando, o delegado Fernando Callfass, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) apresentou o tema “A segurança no campo e o desenvolvimento econômico do agronegócio”. Com as apresentações foi oportunizado aos presentes, o acesso a informações de grande relevância sobre aspectos da defesa agropecuária e da segurança no campo. 

A programação fez parte das atividades do “Maio – Mês da Saúde dos Animais”, mês dedicado à promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, com ênfase na conscientização sobre as doenças de notificação obrigatória. Instituída pela Lei 18.484/22, ficou determinado que “a cada ano devem ser promovidos eventos, palestras e atividades educativas”, para, entre outros, “sensibilizar a sociedade catarinense sobre a responsabilidade compartilhada na manutenção do status sanitário, em saúde animal, conquistados pelo Estado”, além de “reafirmar para a sociedade catarinense a importância do agronegócio para a economia de Santa Catarina”. Em cumprimento ao disposto na lei, neste ano de 2023 serão realizadas atividades simultâneas em todo Estado no “Maio – Mês da Saúde Animal”.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500