A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Tubarão, realizou reunião com os profissionais responsáveis pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da companhia, para unificação de procedimentos e aprimoramento do serviço, no Departamento Regional (DR). O encontro, realizado nesta quarta-feira (04/05), aconteceu na sede do departamento.
O DR de Tubarão concentra o maior número de estabelecimentos do Estado, sendo 124 agroindústrias, representando 25,83% do Estado. Destas empresas, 29 aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI – POA). “Buscar o aperfeiçoamento dos processos com vistas à segurança dos alimentos e à saúde única é a missão do SIE, além de promover o engrandecimento do setor agropecuário e de sua cadeia produtiva”, disse o coordenador regional do SIE, da Cidasc em Tubarão, Guilherme Werner Dandolini.
Dandolini destacou também durante o evento, que a Cidasc, durante o mês de maio, está celebrando o mês da Promoção da Saúde dos Animais de Produção, com ações de conscientização aos diversos segmentos da comunidade, dado a importância da agropecuária no contexto mundial.
A equipe do Serviço de Inspeção Estadual, do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão, conta atualmente com dois assessores administrativos e nove médicos veterinários oficiais (MVO), além de 49 médicos veterinários de apoio (inspetores) de empresas credenciadas e de prefeituras.
Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Cidasc Tubarão.
Em Santa Catarina, a execução do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é de responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Compete ao Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) coordenar as ações de inspeção, as quais são realizadas atualmente por profissionais graduados em medicina veterinária, vinculados ao SIE através de convênios entre Cidasc e municípios catarinenses ou empresas e cooperativas credenciadas pela Cidasc.
SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500