Entre os dias 03 e 05 de maio, a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos e técnicos da companhia participaram no Instituto Serzedello Correa – Escola Superior do Tribunal de Contas da União, em Brasília (DF), do I Encontro de Educação Sanitária: Educar Para Prevenir.
O evento tem como objetivo fazer a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.
O público-alvo são servidores públicos do Ministério da Agricultura e Pecuária, de órgãos estaduais de defesa agropecuária, de instituições de ensino e pesquisa, outros ministérios, representantes do setor produtivo e da sociedade, entre outros.
Nesta manhã (03), aconteceu a mesa redonda “A educação como atividade estratégica para a defesa agropecuária”, cuja discussão teve como moderadora, a médica veterinária e presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.
A presidente destaca que foi desafiador moderar apresentações de profissionais com tanta possibilidade de entrega de saberes. “Foi forte o impacto da percepção sobre o quanto os profissionais da atualidade sentem necessidade de materializar a educação sanitária. Métodos pedagógicos, abordagens legais, andragogia, modelos multiprofissionais, são muitas e grandes as expectativas sobre a Educação para a Saúde, por todos os setores da sociedade. A Cidasc abriu os trabalhos neste evento nacional porquanto Santa Catarina tem sido vanguarda na Defesa Agropecuária em várias ações e gera expectativas sobre os caminhos que escolhe percorrer, para consolidar os resultados já obtidos e vencer os desafios da atualidade”, conclui Celles Regina de Matos.
Já na próxima sexta-feira, dia 05, outra profissional da Cidasc apresentará a experiência da empresa na Educação Sanitária no ensino superior. A engenheira agrônoma e coordenadora de Educação Sanitária, Fabiana Alexandre, explanará sobre o tema “A experiência da Cidasc – o trabalho no ensino superior”.
Participam ainda do encontro os engenheiros agrônomos Diego Gindri, Janice Ebel e Maritza M. Martins, além da médica veterinária Heloisa Melo.
Texto: Janice Ebel