Foto: Treinamento setores administrativos. Ascom/Cidasc.

Colaboradores lotados na sede da Cidasc, em Florianópolis, participaram do treinamento ministrado pela empresa Total Life sobre Segurança do Trabalho. A atividade teve orientações específicas para a área meio (setores administrativos) e para a área fim (setores técnicos), considerando as diferenças no tipo de trabalho realizado. 

Foto: Treinamento setores técnicos. Ascom/Cidasc.

O primeiro passo para tornar o ambiente mais seguro é mapear os riscos existentes e buscar eliminá-los (quando possível) ou reduzi-los ao máximo. O palestrante destacou a importância dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), em geral, modificações nos equipamentos e na estrutura física para tornar o local de trabalho mais seguro para todos, como guarda-corpos, por exemplo. 

Um dos aspectos enfatizados é a segurança ser feita também pelo trabalhador, tanto pelo respeito às normas e pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, botas e luvas, quanto pela proatividade em comunicar possíveis riscos, para que as medidas cabíveis sejam adotadas. 

A palestra também mostrou na prática cuidados com a ergonomia, que preservam a saúde do trabalhador. Diversas das recomendações podem ser aplicadas também em casa: 

Foto: Ascom/Cidasc.
  • ajuste a altura da tela do computador; 
  • ajuste a altura da cadeira, de modo que os joelhos formem um ângulo de 90°: esta posição favorece a circulação sanguínea;
  • utilize cadeira com apoio de braço para escrever no computador e tente manter os cotovelos em um ângulo próximo de 90º;
  • ao carregar objetos maiores, não curve a coluna: abaixe-se dobrando os joelhos, para que a força seja concentrada nas pernas e não nas costas;
  • carregue carga compatível com o seu biotipo. 
Foto: Ascom/Cidasc.

Para quem realiza suas atividades em uma mesma posição por longos períodos, é recomendável fazer pequenas pausas para se movimentar e descansar os olhos. A prática de atividade física também é uma aliada do trabalhador para preservar sua saúde e ganhar mais qualidade de vida. 

Foto: Ascom/Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br

www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500