Foto: Cidasc Criciúma.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizou, nesta terça-feira (4/4), reunião com lideranças na produção de maracujá de Sombrio e discutiu o período de vazio sanitário do maracujá neste ano, na região. O encontro, na Câmara de Vereadores de Sombrio, foi mais uma oportunidade de dialogar com os produtores, já que segundo a regra de regionalização foi criada em 2022 e a data para publicar o calendário do vazio sanitário é 15 de abril. Ficou definido que na região Sul os produtores irão manter o período atual de vazio sanitário. 

Santa Catarina é considerado o terceiro maior Estado produtor de maracujá do Brasil e a fruta está entre as cinco mais representativas em termos econômicos e gera bons negócios no campo. O vazio sanitário do maracujá é a retirada de todos os pomares de maracujazeiro-azedo do Estado, com objetivo de controlar a proliferação do vírus do endurecimento do fruto. 

Foto: Cidasc Criciúma.

Participaram pela Cidasc, Alexandre Mees, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev); Daniel Remor Moritz, gestor do Departamento Regional de Criciúma; Clovis Paes, coordenador de agricultura de Criciúma; além do técnico agrícola de Balneário Gaivota, Agnaldo Trevisol dos Santos. Pela Epagri participaram o gerente regional, Edson Borba; o pesquisador Henrique Petry; e os técnicos Nathan Porto e Sandoval Miguel Ferreira. Nas próximas semanas a conversa será com produtores da região de Tijucas.

+Vazio Sanitário
O vazio sanitário do maracujá foi implantado em Santa Catarina no ano de 2020, e desde então era praticado entre 1º e 31 de julho. A regionalização de 2022 considerou que, em algumas regiões do Estado, de maior altitude, alguns produtores de maracujá-azedo precisaram eliminar em 1º de julho plantas ainda em produção para atendimento à legislação. Assim, foi criado o vazio do maracujá regionalizado, que avançou até o mês de março de 2022 em alguns municípios. Saiba mais sobre o Vazio Sanitário aqui

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500