Santa Catarina é considerado o terceiro maior Estado produtor de maracujá do Brasil e a fruta está entre as cinco mais representativas em termos econômicos e gera bons negócios no campo. O programa Agro Saúde e Cooperação, da NDTV, deste domingo (2/4), destacou a produção do maracujá “Catarina”, considerado um dos melhores do Brasil e referência no mercado.

A reportagem tratou sobre a plantação do maracujá no Estado e destacou a importância do vazio sanitário do maracujá, o qual é a retirada de todos os pomares de maracujazeiro-azedo do Estado, com objetivo de controlar a proliferação do vírus do endurecimento do fruto. Daniel Remor Moritz, engenheiro-agrônomo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) explicou sobre o porquê de replantar mudas que foram tratadas em locais apropriados e Alexandre Mees, gestor do departamento estadual de defesa sanitária vegetal da Cidasc, tratou sobre a parceria dos produtores que constataram a importância das orientações repassadas pela companhia.

Clique e confira a matéria completa:

O maracujá SCS437 Catarina se destaca no mercado nacional pelo seu tamanho e quantidade de polpa. Normalmente, 80% dos frutos são classificados como super pela tabela Ceagesp, em decorrência de seu tamanho. A casca, grossa e amarela, favorece o transporte. A polpa é alaranjada.

+Vazio Sanitário

O vazio sanitário do maracujá foi implantado em Santa Catarina no ano de 2020, e desde então era praticado entre 1º e 31 de julho. A regionalização de 2022 considerou que, em algumas regiões do Estado, de maior altitude, alguns produtores de maracujá-azedo precisaram eliminar em 1º de julho plantas ainda em produção para atendimento à legislação. Assim, foi criado o vazio do maracujá regionalizado, que avançou até o mês de março de 2022 em alguns municípios. Saiba mais sobre o Vazio Sanitário aqui

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500