Foto/Arte: Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina

O Grupo de Trabalho (GT) Agrotóxico Municipal de Irineópolis realizou dia 15 de março ações educativas e de sensibilização sobre o tema agrotóxico com estudantes do 3º ao 9º ano do Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair, em conjunto com o Programa de Saúde nas Escolas. O GT Agrotóxico é composto por uma equipe multissetorial que busca atender as demandas previstas no Programa VSPEA (Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos). Este Programa tem sido implementado pelo Estado nos municípios prioritários, que são, por exemplo, aqueles que apresentam áreas destinadas às atividades agrícolas com uso de agrotóxicos e expressivo número de trabalhadores ocupados na agropecuária.

Profissionais da Cidasc e da Vigilância Ambiental, que compõem o GT de Irineópolis, realizaram palestras e atividades para quase 400 estudantes, abordando temas sobre a importância da utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) no uso de Agrotóxicos, Bio-acumulação, ferramentas alternativas de trabalho que desempenham o mesmo papel dos agrotóxicos e a importância dos profissionais habilitados para recomendar e orientar o uso correto dos agrotóxicos. Outros temas foram trabalhados na ação, como a dengue, abordado pelos agentes de endemia, usando uma metodologia ativa que aproxima o aluno da discussão. Segundo a Engenheira Agrônoma da Cidasc, Maritza Martins Mansani, os estudantes ficaram sensibilizados pelo tema e ela comenta: ‘a atividade exigiu muito de cada profissional. Cansativo, mas sem dúvida, muito mais gratificante’. Parabéns aos organizadores da ação e ao GT Agrotóxico de Irineópolis pela iniciativa de abordar esse tema tão importante para nosso Estado nas escolas do município.

Para iniciar a implementação do Programa VSPEA no seu município,entre em contato com a Gerência de Saúde Ambiental: telefone (48) 3665-9825, e-mail intoxicacao@saude.sc.gov.br; gesam@saude.sc.gov.br.

Saiba mais sobre o Programa VSPEA em: Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos – VSPEA – DIVS – Vigilância Sanitária no Estado de Santa Catarina (vigilanciasanitaria.sc.gov.br)

Fonte:Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500