
A comunidade escolar da Escola de Educação Básica Maria Madalena de Moura Ferro, através da parceria firmada com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Lourenço do Oeste, recebeu a aula inaugural do Projeto Sanitarista Junior e todo o material didático que será utilizado durante o ano. O material didático do projeto e as aulas contam com o apoio do Instituto Catarinense de Sanidade Animal (Icasa). O encontro aconteceu no auditório da escola, no dia 7 de março.
O projeto levará aos alunos do ensino médio do município, a possibilidade de conhecimento sobre a defesa agropecuária catarinense, executado pela Cidasc, órgão oficial de defesa agropecuária em Santa Catarina. Neste ano, os alunos serão acompanhados pelos médicos veterinários da Cidasc, Milton Kasper e Sandro Volnei Rebelatto e pela médica veterinária do Icasa, Marlene Tafarel.

Conforme os médicos veterinários, é através da educação que se formam multiplicadores dos temas abordados em sala de aula ou em saídas de campo. “Queremos que os alunos levem o que aprenderam em sala de aula aos seus familiares e que sejam os futuros administradores das propriedades rurais com conhecimento em sanidade, qualidade dos alimentos, bem-estar animal, saúde pública e ambiental”, frisam os médicos veterinários Milton Kasper, Sandro Volnei Rebelatto e Marlene Tafarel.
O projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária. O projeto dispõe de material próprio, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
Milton Kasper explica que a Cidasc está focada em levar educação sanitária, tanto para as crianças, quanto para os alunos de curso superior e técnico. “A companhia e seus profissionais entendem que a educação sanitária é uma atividade estratégica e também um instrumento da defesa sanitária. É buscando a parceria com toda a sociedade que conseguiremos ampliar o conhecimento, promover a produção agrícola e a manutenção do status de excelência em sanidade agropecuária para comercializar seus produtos com os mercados mais exigentes do mundo”, enfatiza Kasper.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.brwww.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500