A empresa Letavo recebeu, no domingo (5/3), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A certificação foi entregue pelo médico veterinário da Cidasc de São Miguel do Oeste, Alexandre Cipriani Schwengber (coordenador regional do Serviço de Inspeção Estadual) e pela médica veterinária da Cidasc do Serviço de Inspeção Estadual, Mallu Jagnow Sereno.
A entrega ocorreu na nova planta industrial da empresa, em Paraíso, que efetua o processamento de produtos a partir da carne suína. A empresa iniciou suas atividades em 2006, na Linha São Luiz, em Guaraciaba e agora se expandiu para o município vizinho.
Alexandre Cipriani Schwengber, parabenizou os proprietários da indústria pela adesão e desejou sucesso para o mercado que se abre. “Desejamos que vocês possam vender e crescer cada vez mais, priorizando a saúde única e o atendimento à legislação federal e estadual”, comenta Alexandre.
“A Letavo produz mais 130 tipos de produtos, com máquinas modernas, proporcionando uma alta produtividade nas fábricas. São os mais diversos tipos de defumados, bacon, linguiças, cortes de carne temperada, banha, torresmo, embutidos diversos, entre outros, tudo a partir da carne suína”, explica Oderlei Sartori, um dos sócios proprietários da empresa.
De acordo com Eduardo Junior Pletsch, sócio proprietário, a Letavo atua em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rondônia e Amazonas e, trabalha num projeto para viabilizar o comércio de seus produtos ao Nordeste brasileiro. “É momento de agradecer a todas as pessoas que em algum momento nos ajudaram em toda a trajetória, de uma forma ou outra contribuíram para o crescimento e a evolução da empresa e dos produtos disponíveis para o mercado consumidor”, finaliza.
Como aderir ao SISBI?
Para aderir ao SIE ou SISBI é necessário implementar sistemas de autocontroles, com pleno atendimento às legislações federais e estaduais. A Cidasc estimula as agroindústrias a fazerem a solicitação de SISBI, mesmo que ainda não tenham conseguido clientes fora do Estado, já que este selo possibilita o atendimento aos mais altos padrões de qualidade e inocuidade.
Santa Catarina é um grande produtor de alimentos, com enorme potencial para atender o mercado nacional e internacional, tanto pelos cuidados com a sanidade animal, quanto pela qualidade no beneficiamento de produtos de origem animal, como lácteos, cárneos, ovos, mel e pescados. A obtenção do registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) permite que as indústrias catarinenses disponibilizem seus produtos no mercado nacional. O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e a segurança alimentar.
+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/inspecao/sisbi/
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500