A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, recebeu nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edilene Steinwandter. O encontro discutiu a aproximação entre as empresas da agricultura no sentido de fortalecer as ações desenvolvidas por cada órgão e otimizar os trabalhos realizados nas propriedades rurais e na proteção do status sanitário catarinense. 

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR). A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.

Celles explica que a missão da Epagri de promover conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade, vem somar com a missão da Cidasc de executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. “O que move as empresas é o agronegócio, e a união das empresas na proteção do status sanitário catarinense é imprescindível. Todo apoio é bem-vindo e torna o nosso Estado ainda mais gigante”, frisa a presidente Celles.

Edilene lembra que essa ação conjunta é fundamental, sobretudo nesse momento em que o vírus da Influenza Aviária chegou aos países vizinhos e todo esforço se faz necessário para evitar sua entrada no Brasil. A presidente da Epagri destaca ainda que já estão sendo adotadas medidas unificadas entre Epagri, Cidasc e Secretaria de Estado da Agricultura em relação à Influenza Aviária, “mas é necessário ter muita precaução agora”. 

“O objetivo desta visita foi fortalecer o trabalho das duas instituições e fomentar ainda mais o desenvolvimento da agricultura de nosso Estado, tendo em vista que somos ambas empresas vinculadas à Secretaria da Agricultura”, relata Edilene. 

Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, o conhecimento científico produzido na Epagri através de pesquisas e a proximidade dos produtores rurais catarinenses é de suma importância para a agricultura de Santa Catarina. “Nesse contexto, a Cidasc precisa estreitar a relação com a Epagri para levar ainda mais tecnologia, educação sanitária, defesa agropecuária e soluções para o campo, gerando mais emprego e renda para os produtores”, avaliou Celles Regina de Matos, que considera o Estado de Santa Catarina, “um estado privilegiado em ter empresas com missões distintas, mas com resultados que viabilizem o desenvolvimento rural, a qualidade e a sanidade dos produtos de origem animal e vegetal produzidos em solo catarinense”, destaca.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500