Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc em Fragosos. Foto: Daparamento Regional da Cidasc de Mafra

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em parceria com a Polícia Militar de SC, reforça as ações de fiscalização e defesa agropecuária no Estado, com a utilização de câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), sigla em inglês de Optical Character Recognition. A tecnologia, instalada em dez Postos de Fiscalização Agropecuária do Estado, auxilia na identificação das placas dos veículos, por meio da captura de imagens em alta definição, e identifica possível o transporte de animais, vegetais ou cargas de interesse agropecuário que possam colocar em risco o agronegócio catarinense.

Desde 2021, Santa Catarina trabalhava para formalizar uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv), para reforçar as ações de fiscalização agropecuária.

Hoje o projeto saiu do papel e as câmeras estão instaladas em postos de fiscalização, com localização estratégicas. O sistema integra a defesa agropecuária catarinense executada pela Cidasc e o serviço de inteligência da Polícia Rodoviária Estadual. Além da Cidasc ter acesso às imagens das câmeras em alta definição, a polícia também controla o trânsito nessas regiões e pode promover ações estratégicas de segurança e proteção. 

Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc em Fragosos. Foto: Daparamento Regional da Cidasc de Mafra

+Postos de Fiscalização – Barreiras Sanitárias

Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas e fronteira do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais, que possam colocar em risco a saúde pública, a saúde animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado.

Santa Catarina conta com 58 postos de fiscalização agropecuária. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas, sete dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

+Informações sobre as exigências para trânsito de produtos de origem animal e vegetal acesse o link abaixo:

Defesa Sanitária Animal
Defesa Sanitária Vegetal

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500