foto: Departamento Regional de Criciúma/Cidasc

Para manter a equipe a postos para responder a uma eventual emergência sanitária, o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (DEDSA) criou um curso online, através da plataforma ENA virtual, sobre sanidade avícola. Também  orientou os departamentos regionais a promoverem a etapa prática do treinamento para os médicos veterinários, organizada por cada departamento. 

A equipe do Departamento Regional de Criciúma participou do treinamento prático no dia 8 de fevereiro, no frigorífico Fragnani, em Cocal do Sul. A capacitação foi ministrada pela médica veterinária Luana Oliveira de Souza Venson, que atua na regional. O módulo prática contempla treinamento de necropsia e coleta de materiais de aves. 

Os procedimentos que estão sendo reforçados nas capacitações servem para atualizar os médicos veterinários quanto a sinais clínicos e lesões sugestivas de influenza aviária e da Doença de Newcastle, bem como quais materiais devem ser coletados para análises laboratoriais. Ambas as doenças têm potencial de provocar muitas perdas na avicultura e por isso o trabalho de vigilância e a resposta rápida  em uma eventual emergência sanitária são essenciais. 

Santa Catarina é um grande produtor de proteína animal e tem mais de cem mil propriedades que se dedicam à produção de aves. A Cidasc realiza a colheita de material para detecção de vírus destas síndromes respiratórias das aves em centenas de granjas, como parte do trabalho rotineiro da defesa agropecuária. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500