Foto: Ascom/Cidasc.

O Conselho de Administração da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) aprovou por unanimidade o nome da médica veterinária, Celles Regina de Matos como nova presidente da empresa. Ela sucede o engenheiro agrônomo Junior Kunz, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2022. 

A reunião, realizada na sede da Cidasc em Florianópolis, foi conduzida pelo presidente do conselho, Ricardo Miotto, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, e dos conselheiros Humberto Bicca Neto, Carlos Magno dos Santos Júnior, Felipe Penter e Álvaro Antônio Ribas Dourado. 

Assinatura do termo de posse. Foto: Ascom/Cidasc.

O conselheiro Carlos Magno dos Santos Junior destacou o “currículo robusto” da profissional, que tem larga experiência na agroindústria. Do mesmo modo, o presidente do conselho, Ricardo Miotto enfatizou que a nova presidente tem plena capacidade de assumir o desafio de comandar o órgão oficial de defesa agropecuária de Santa Catarina. 

A nova presidente, citando um dos integrantes do conselho que se referiu à “nossa Cidasc”, disse “a Cidasc é minha também, porque sou catarinense, sou público-alvo do trabalho da companhia”. Entre os serviços prestados pela empresa à sociedade está o monitoramento e controle de doenças e pragas e a fiscalização da inspeção sanitária de produtos de origem animal, o que garante alimento seguro para a população e condições sanitárias para que o produtor seja bem sucedido em sua criação ou lavoura.  

“A Cidasc nasceu para atender o agro e eu também. Venho de uma experiência profissional de mais de 30 anos sempre ligada à produção e à saúde única: humana, vegetal, animal e ambiental. Isto está na missão da Cidasc – a sustentabilidade do agronegócio, a sanidade animal e vegetal e a saúde pública. Eu entendo que foi isso que fiz a vida toda”, completou Celles Regina de Matos. 

Seu antecessor, na presidência, Junior Kunz, destacou a qualidade do trabalho realizado pelos colaboradores da empresa. “O corpo técnico que a Cidasc tem é extraordinário e por isso o navio por si só vai a rumo. Precisa apenas alguém aqui para dar o lado para o qual ele tem que navegar. Estou certo que a equipe vai lhe abraçar da mesma forma que me abraçou, primeiro como diretor e depois como presidente”, afirmou Kunz. 

Secretário Valdir Colatto e a nova presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos. Foto: Ascom/Cidasc.

O secretário Valdir Colatto agradeceu o trabalho realizado durante a gestão de Junior Kunz e demonstrou confiança no trabalho da nova gestora. Ressaltou a importância do agronegócio para Santa Catarina e como ele beneficia também quem vive na zona urbana. Colatto lembrou também que o modelo da agropecuária catarinense, inclusive pela questão sanitária, é elogiado em todo país e que a meta é prosseguir investindo em tecnologia, empreendedorismo e em ações que estimulem a sucessão familiar no campo, mantendo jovens na atividade rural. 

Jean Fabricio Morais, diretor Administrativo Financeiro; Manuela Studt da Rocha, diretora de Planejamento e Inovação; Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc (ao centro); Diego Rodrigo Torres Severo, diretor de Defesa Agropecuária; Marcos Roberto Pacheco, diretor de Desenvolvimento Institucional. Foto: Ascom/Cidasc.

Logo após a posse, Celles Regina de Matos foi cumprimentada pela diretoria da Cidasc e por colegas e autoridades de sua região, o Meio-Oeste catarinense: Luci Peretti, prefeita de Iomerê; Adriane Biava, assessora especial da Casa Civil do Governo de Santa Catarina, na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp); Regina Fátima Biscaro Ansiliero, vereadora de Salto Veloso, que foi professora de Celles; Alcidir Felchilcher, prefeito de Arroio Trinta; e Eduardo Tasca, vereador de Macieira. 

Eduardo Tasca, vereador de Macieira; Adriane Biava, assessora especial da Casa Civil do Governo de Santa Catarina, na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp); Celles Regina Matos, presidente da Cidasc; Valdir Colatto, de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural; Luci Peretti, prefeita de Iomerê; Regina Fátima Biscaro Ansiliero, vereadora de Salto Veloso, que foi professora de Celles; Alcidir Felchilcher, prefeito de Arroio Trinta. Foto: Ascom/Cidasc.

Sobre a nova presidente

Celles Regina de Matos é formada em Medicina Veterinária pela UDESC e possui especialização em saúde coletiva, pela Universidade do Contestado, e em Tecnologia e Processamento de Carnes, pela Unicamp. É mestra em Ciências dos Alimentos pela UFSC. 

Sua experiência em atividades correlatas aos serviços prestados pela Cidasc é ampla. Celles atuou em órgãos públicos municipais e estaduais desenvolvendo ações de educação sanitária e inspeção sanitária. Nos últimos vinte anos, trabalhou em indústrias de produtos de origem animal. 

Também atuou como professora universitária na UNOESC, no curso de graduação em Ciências Biológicas e no pós-graduação em Medicina Veterinária. 

Foto: Ascom/Cidasc.

Sobre a Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e executa ações para promover o agronegócio catarinense por meio da sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

A Cidasc é formada por um escritório central, situado em Florianópolis e conta com 19 departamentos regionais distribuídos estrategicamente pelo estado. A Companhia responde ainda por 58 barreiras sanitárias, duas unidades laboratoriais próprias, um Centro de Triagem em Florianópolis e um Posto de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, somando mais de mil colaboradores que, com dedicação prestam um serviço de excelência aos produtores rurais catarinenses.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom