
O Departamento Regional da Cidasc de Tubarão reuniu, no Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão (Cetuba), os proprietários de estabelecimentos registrados no SIE/SISBI e seus Responsáveis Técnicos (RT). A reunião, no dia 31 de janeiro, teve com o propósito padronizar e uniformar procedimentos, além de aproximar, cada vez mais, a companhia do estabelecimento, com vistas a um produto de excelência, sempre prezando pela Segurança Alimentar e o desenvolvimento sustentável das empresas.
Foram abordados temas como: Procedimento Operacional Padrão do processo de Inspeção e Fiscalização dos estabelecimentos, das matérias-primas e dos produtos de origem animal (POPSIE 003). Normas para adesão ao SISBI e as auditorias, Cidasc e Mapa, de manutenção do Sistema.

Sobre as melhorias do Serviço de Inspeção/MAPA e dos processos administrativos, seus prazos, protocolos digitais, solicitações de cadastros. Programas de autocontroles (PAC) e atualização das legislações e normativas que regulamentam o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Sistemas de controles adotados pela Cidasc e Mapa como: Sigen+, Conecta e Power BI.
Para a responsável pelo SIE, do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão, a médica veterinária Margarida Seico Akama Yokemura, a aproximação da empresa com o estabelecimento serve para aumentar a confiança e parceria entre as instituições e, por conseguinte, que sai ganhando é a população, como produtos de excelente qualidade que vão à mesa dos consumidores.
Colaboração: Hélio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.
Como aderir ao SISBI?
Para aderir ao SIE ou SISBI é necessário implementar sistemas de autocontroles, com pleno atendimento às legislações federais e estaduais. A Cidasc estimula as agroindústrias a fazerem a solicitação de SISBI, mesmo que ainda não tenham conseguido clientes fora do Estado, já que este selo possibilita o atendimento aos mais altos padrões de qualidade e inocuidade.
Santa Catarina é um grande produtor de alimentos, com enorme potencial para atender o mercado nacional e internacional, tanto pelos cuidados com a sanidade animal, quanto pela qualidade no beneficiamento de produtos de origem animal, como lácteos, cárneos, ovos, mel e pescados. A obtenção do registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) permite que as indústrias catarinenses disponibilizem seus produtos no mercado nacional. O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e a segurança alimentar.
+Inf.:https://www.cidasc.sc.gov.br/inspecao/sisbi/
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500




