O Departamento Regional de Lages, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizou no dia 30 de novembro, palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa e Novembro Azul: “a cor muda, a luta não”. Além da entrega de uma homenagem ao colaborador Manoel Inácio Pereira Neto, pelos seus 40 anos de atividade profissional na Instituição.
Palestra:
A psicóloga, Lisyane Rosa Antunes, falou sobre “Autocuidado – A importância do autoconhecimento para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho”, tema de extrema importância para homens e mulheres independente da faixa etária e do mês. Cuidar da saúde não é luxo e sim necessidade!
A profissional também abordou sobre assédio moral e a comunicação não-violenta, uma estratégia valiosa para promover relações de parceria e cooperação entre as pessoas, que ajuda a reavaliar comportamentos e sentimentos em relação a nós mesmos e aos outros, colocando a empatia em primeiro lugar.
Este é o segundo ano consecutivo, que o evento Outubro Rosa/Novembro Azul é realizado pela regional. “Para que possamos exercer nossas funções na empresa, e para que ela cumpra sua missão por mais 43 anos. A saúde e o bem-estar de cada um dos seus colaboradores é fundamental”, relata Diego Medeiros Gindri, gestor da Cidasc de Lages.
Homenagem:
Durante o evento, o colaborador, Manoel Inácio Pereira Neto, recebeu das mãos do gestor o prêmio de Reconhecimento pelos seus 40 anos de dedicação profissional à companhia, simbolizando também uma homenagem a todos os colaboradores, que dedicam ou já dedicaram seus serviços à Cidasc, em seus 43 anos de existência, completados no último dia 27 de novembro.
+Outubro Rosa
O Outubro Rosa traz à tona a importância da prevenção do câncer de mama e atualmente também do câncer do colo de útero.
No Brasil, a campanha sobre a prevenção do câncer de mama acontece desde 2002, e em 2011 iniciou em várias partes do país a importância da prevenção do câncer do colo de útero também.
O autoexame no caso de câncer de mama é importante, mas não é suficiente na detecção de uma possível doença. A mamografia é parte integrante desse processo é necessária para garantir a saúde.
O Outubro Rosa nasceu em 1990 em Nova Iorque quando houve a primeira corrida pela cura e até hoje na cidade é promovido anualmente.
Depois, em 1997 foi ganhando força em outras regiões dos Estados Unidos, onde elegeram o mês de outubro ideal para as ações de diagnóstico e prevenção, e a ação foi crescendo para vários lugares do mundo.
Já o Novembro Azul tem como foco a prevenção ao câncer de próstata.
+Novembro Azul
O movimento Novembro Azul nasceu na Austrália em 2003, chamado de Movember a fim de aproveitar a comemoração do Dia Mundial no Combate ao Câncer de Próstata que acontece em 17 de novembro.
A palavra Movember vem da junção de moustache (“bigode” em inglês) e November (“Novembro” em inglês).
Esse movimento existe com a finalidade de conscientizar os homens sobre o cuidado da saúde e prevenção.
Já no Brasil, a ação iniciou pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.
Seu foco é quebrar o preconceito que ainda existe no universo masculino sobre ir ao médico, cuidar de sua saúde e fazer o exame de toque.
Logo, não importa se você é homem ou mulher, a saúde deve e precisa ser prioridade, não apenas no Outubro Rosa e Novembro Azul.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
Ouvidoria: 0800 644 8500