Em 27 de novembro de 1979, era fundada a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Embora seu escopo de atividades tenha sofrido algumas mudanças, a empresa atuou sempre na defesa agropecuária, com conquistas históricas como a erradicação de pragas e doenças, que elevaram o status sanitário de Santa Catarina.
Em 2022, a Cidasc comemorou os 15 anos da certificação como zona livre de febre aftosa sem vacinação, cujo ponto alto foi a sessão solene proposta pela Assembleia Legislativa. Muitas novas conquistas foram incorporadas ao histórico da companhia, como investimentos para qualificar a prestação dos serviços e a superação de metas relacionadas à defesa sanitária e inspeção sanitária.
“Neste ano, superamos a meta de 60 Selos Arte concedidos a produtos artesanais de origem animal e de cem agroindústrias catarinenses registradas no Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). Esta é uma importante contribuição da Cidasc para o fortalecimento da economia catarinense, uma vez que estas empresas, pequenas ou grandes, passam a ter acesso ao mercado brasileiro”, diz o presidente Junior Kunz.
Em outubro, a Cidasc superou a marca de 2500 propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, medida que beneficia sobretudo o setor leiteiro, no qual predominam produtores familiares. A certificação faz parte da estratégia de combate à brucelose e à tuberculose bovina, doenças que têm baixíssima incidência no Estado graças ao trabalho realizado continuamente.
Destacam-se ainda os investimentos em tecnologia, seguindo a diretriz do Governo do Estado de agilizar processos. “Nossa gestão buscou qualificar os serviços prestados à sociedade, com auxílio da tecnologia. A implementação da plataforma Conecta Cidasc é um importante diferencial, trazendo mais agilidade na coleta e análise de dados obtidos na atividade de campo. Investimos ainda na renovação de mobiliário, computadores e veículos, no maior investimento já realizado na história da defesa agropecuária de Santa Catarina”, comemora o presidente Junior Kunz.
Através de licitação, a Cidasc adquiriu 279 veículos, renovando a frota que é utilizada nas atividades de campo. A empresa também promoveu o leilão de bens inservíveis (aqueles que após vários anos de uso já não atendem mais às necessidades e não podem ser reparados). Quanto aos recursos humanos, a Cidasc nomeou 45 médicos veterinários, aprovados em concurso realizado em anos anteriores, para garantir a prestação de serviços essenciais ao crescimento do agronegócio catarinense.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom