Fotos: Departamento Regional de Lages

Nesta quinta-feira (03) a equipe de médicos veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), regional de Lages, Alcenir Alves da Cruz, Joel Bialkowski e Zélia Maria Furtado Bertoletti realizaram a fiscalização de apiários em Painel.

O objetivo da fiscalização tem por finalidade promover o fortalecimento da cadeia produtiva apícola através de ações de vigilância, defesa sanitária e inspeção. A Cidasc orienta os apicultores e meliponicultores catarinense a manterem os cadastros dos apiários atualizados junto à companhia.

O médico veterinário Alcenir Alves da Cruz explica que é importante que os produtores mantenham os cuidados e sigam as orientações dos profissionais da Cidasc. “Nosso trabalho visa orientar os produtores sobre o cadastro das colmeias e sobre o Selo ARTE, que permite a comercialização interestadual de produtos de origem animal artesanais, desde que possuam serviço de inspeção implantado (municipal, estadual ou federal). A concessão do Selo ARTE é competência dos estados e do Distrito Federal, que reconhecem e caracterizam o tipo de produto alimentício artesanal conforme características de identidade e qualidade específicas e avaliação do seu processo produtivo tipicamente artesanal”, esclarece Alcenir. 

Controle

Para proteger o apiário, os apicultores devem manter a vigilância constante das caixas e somente adquirirem colmeias e abelhas rainhas de apiários devidamente cadastrados na Cidasc. Para que as colmeias sejam transportadas entre propriedades, seja dentro do município, entre municípios ou entre Estados, é necessária a emissão da guia de trânsito animal (GTA), que identifica a origem e o destino das colmeias. O controle visa assegurar a rastreabilidade das colônias e é emitida a partir de um cadastro desses apicultores junto ao Serviço de Defesa Sanitária Estadual da Cidasc mais próxima da propriedade.

Desde 2011, o Departamento de Defesa Sanitária Animal estruturou e capacitou uma equipe técnica para apoiar as ações de Defesa Sanitária em Abelhas com objetivo de apoiar à Apicultura e Meliponicultura Catarinense por meio das atividades pertinentes à Defesa Sanitária Animal como: educação sanitária; investigação epidemiológica; diagnóstico; monitoramento; controle e prevenção de pragas e doenças, visando manter as colmeias saudáveis, produzindo adequadamente em quantidade e com qualidade de produtos, e que possam contribuir com o relevante trabalho da polinização dos pomares, que é de suma importância para a agropecuária do Estado.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom