Há 44 anos, o Estado de Santa Catarina se faz presente na Expointer, maior feira de agronegócio da América Latina. Na edição 2022, realizada de 26 de agosto e 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), mais uma vez os profissionais da Cidasc organizaram a Casa do Produtor Catarinense para receber produtores, técnicos e lideranças ligadas ao setor.
O local recebeu diversas personalidades do meio empresarial e político durante a Expointer e foi palco também de negociações. O secretário de Articulação Internacional, Fernando Raupp, recebeu uma delegação uruguaia de exportadores de milho e soja, insumos importantes para a produção de proteína animal em Santa Catarina.
Os visitantes do estande puderam apreciar produtos oferecidos por agroindústrias catarinenses, como frutas, queijos e embutidos. Ao final da feira agropecuária, os produtos remanescentes foram doados a uma instituição de acolhimento de idosos.
Além da presença institucional do Estado, pela primeira vez um produtor catarinense expôs seus produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar e os criadores catarinenses ampliaram sua presença nas competições de animais de raça durante o evento. A maior participação de animais das cabanhas de SC se deve a mudanças nas regras para o reingresso de animais: como os estados vizinhos conquistaram em 2021 o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, que Santa Catarina possui desde 2007, os animais podem ser levados à Expointer e retornar, caso não sejam comercializados.
Em 2021, primeiro ano em que a nova regra vigorou, 237 animais provenientes de propriedades catarinenses foram levados à Expointer, sendo 77 bovinos. Em 2022, foram 299 animais, sendo 132 bovinos, 25 caprinos, 51 equinos e 91 ovinos.
Dezenas destes animais foram premiados na Expointer. O retorno dos animais não comercializados na feira para Santa Catarina segue critérios sanitários específicos para cada espécie, que permitem a rastreabilidade dos animais e protegem o status sanitário catarinense.
Premiação Bovinos
Hereford – Grande Campeão e Reservada de Grande Campeã
Cabanha Mãe Rainha, de Lages
produtor: Edson Colombo
Angus – Grande Campeão, Reservado Grande Campeão e Grande Campeã
Cabanha Floripana, de Urupema
produtora: Stephany Melo
Jersey – Grande Campeã
Cabanha Guinther , de Braço do Norte
produtora: Maria Rosinete Effting
Jersey – Reservada Grande Campeã
cabanha Real Jersey , de Braço do Norte
produtor: Vilson Boeng
Bravon – Grande Campeão e Reservado Grande Campeão
Cabanha Rio Landas, de Anita Garibaldi
produtor: Wanderlei José Corona
Red Poll – Grande Campeão, Grande Campeã e Reservada Grande Campeã
Cabanha São Chico, de Água Doce
produtora: Inês Santos e filhos
Simental – Grande Campeã e Reservado Grande Campeão
Cabanha Sonho e Realidade, de Água Doce
produtor Wanderley Berté
Charolês – Grande Campeã Suprema
Cabanha Fonseca, de Caçador
produtora: Irene Fonseca
Premiação Ovinos
Sufolk – Grande Campeão, Reservado Grande Campeão e Grande Campeão
Cabanha Flor do Pago, de Irani
produtor: Elvio Flores
Texel – Carneiro Jovem
Cabanha Diamantina, de Irani
produtor: Vitor Sopelsa