O município de Presidente Getúlio encontrou uma alternativa para ampliar o acesso de pequenos produtores ao mercado catarinense, criando uma estrutura compartilhada para o beneficiamento de ovos, devidamente registrada no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A unidade de beneficiamento da Associação Getuliense de Produtores de Ovos Caipira (AGPOC) recebeu o título de registro no SIE nesta quinta-feira, 30 de junho.
O certificado foi entregue ao presidente da AGPOC, Rosnei Schmidt, pelo diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Torres Severo, acompanhado pelo diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, e pelo gestor do Departamento Regional de Blumenau, Ari Schlagenhaufer. Na solenidade também foi descerrada a placa alusiva à inauguração da unidade, com a participação do prefeito e secretários municipais.
O diretor Diego Torres Severo, que representou o presidente Junior Kunz na cerimônia, parabenizou a iniciativa e falou do orgulho que o Estado de Santa Catarina tem ao ver o crescimento de pequenos empreendimentos, como os atendidos pela associação, que fazem girar a roda da economia. Ele também relembrou o benefício que a inspeção sanitária traz à população: “O papel da Cidasc é garantir produto de qualidade para o consumidor final e temos um propósito nesta ação, que é preservar a saúde dos catarinenses”.
A prefeitura financiou a obra no imóvel, que anteriormente abrigava uma escola. Com um investimento de R$110 mil, foram realizadas as adaptações necessárias, incluindo a instalação de equipamentos e mobiliário para classificação, beneficiamento e embalagem dos produtos de origem animal. O município percebeu que auxiliar os produtores a legalizarem sua produção geraria renda aos criadores, mas também retorno para a cidade.
A unidade de beneficiamento tem capacidade de processar 100 dúzias de ovos por hora e a AGPOC já é utilizada por três associados. A administração do espaço é feita pela Associação Getuliense de Produtores de Ovos Caipira, através de Termo de Cessão de Uso firmado com a prefeitura.
Para os produtores, a criação deste espaço compartilhado trouxe mais uma possibilidade de qualificar sua produção. A unidade de beneficiamento está em conformidade com as normas sanitárias e está registrada no Serviço de Inspeção Estadual. “Com isso, conseguimos legalizar nossos produtos, que agora, podem ser comercializados em todo lugar”, diz Rosnei Schmidt, presidente da AGPOC. Ele considera a unidade de beneficiamento a realização de um sonho dos produtores locais.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom