No dia 02 de junho de 2022, a agroindústria Ovos Maravilha, situada no município de Maravilha, no Oeste Catarinense, registrada no Serviço de Inspeção Estadual – SIE, do Departamento Regional de Chapecó, recebeu o título de registro no SISBI-POA, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Após auditorias realizadas pelos profissionais da Cidasc, o estabelecimento conquistou sua adesão ao SISBI-SUASA, o que vai permitir a comercialização de ovos, além das divisas de Santa Catarina. Os Ovos Maravilha estarão em todo o território brasileiro.
O certificado foi entregue pelo gestor do Departamento Regional de Chapecó, João Luiz Goulart Nunes, na sede da empresa, com a presença de familiares, amigos, funcionários e lideranças regionais.
O gestor João Luiz Goulart Nunes ressaltou a importância da fiscalização da inspeção na produção de alimentos, o que resulta em garantia da qualidade, saúde pública e na possibilidade do estabelecimento alcançar novos mercados pela adesão ao SISBI.
Santa Catarina tem cerca de 500 estabelecimentos registrados no SIE, habilitadas portanto a comercializar seus produtos em todo o estado. Mais de 80 já aderiram também ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI-POA), que permite a venda em todo Brasil. A Cidasc concede os registros do SISBI no Estado e tem incentivado as empresas a fazer a adesão, abrindo novas possibilidades de negócios para elas.
O proprietário, Amarildo Albrecht apresentou todo o histórico da empresa, seu desenvolvimento e expansão desde os anos 90, agradecendo de forma emocionada aos seus familiares e a todos aqueles que, segundo ele, trabalharam juntos para que a agroindústria alcançasse este título tão importante, facilitando o comércio de seus produtos em território nacional representando oportunidade de emprego e renda para o município e região.
Os médicos veterinários Jamil Correia da Silva Junior e Marta Helena Garcia Mainardi, responsáveis pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE no estabelecimento, explicam que muitas agroindústrias catarinenses estão aptas para a adesão ao SISBI e a Cidasc está empenhada em aprimorar a cadeia produtiva de alimentos, levando informação sobre o SISBI e sobre a obrigatoriedade de as empresas implementarem os programas de autocontroles, que são o conjunto de boas práticas utilizadas nas diversas áreas funcionais da empresa, para obter-se, de forma eficaz e duradoura, a qualidade e a sanidade para o produto de origem animal.
“A agroindústria Ovos Maravilha é um bom exemplo para citarmos, com algumas adequações e com o comprometimento dos empresários e responsáveis técnicos do estabelecimento, e com o certificado em mãos a empresa poderá buscar novos mercados. Os empresários pretendem ampliar a comercialização de ovos para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, regiões próximas a Maravilha. Com certeza, uma grande conquista para toda a região. Temos certeza que o SISBI além de um certificado, representa mais geração de emprego, renda e qualidade aos produtos de origem animal”, afirmam Jamil e Marta.
Sobre o SISBI/POA
O SISBI possibilita a equivalência do serviço de inspeção do Estado, Municípios e seus consórcios, com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). A equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
O Departamento Estadual de Inspeção (Deinp) da Cidasc é o responsável pelo SIE em Santa Catarina e trabalha junto a outros entes públicos e privados para garantir a inocuidade destes alimentos. A Secretaria de Estado da Agricultura (SAR), médicos veterinários habilitados e oficiais, empresas da agroindústria, cooperativas ou associações credenciadas , prefeituras ou consórcios conveniados à Cidasc são importantes parceiros neste trabalho, essencial para dar mais segurança ao consumidor.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom