Foto: Departamento Regional de Tubarão

Essa semana, mais uma escola aderiu ao Programa Sanitarista Junior. Foi feita a implantação do programa na Escola de Educação Básica São Tarcísio, no município de São Bonifácio, iniciada pela médica veterinária da Cidasc Melania Schmidt.

Ao todo, estarão participando 72 alunos e 2 professoras, contemplando as turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio diurno e noturno, mas também há uma mobilização de toda a escola. Foi optado por também realizar as atividades do Sanitarista Junior com os alunos do ensino médio com o intuito de estimular a permanência dos jovens no meio rural, já que o município apresenta um grande êxodo dos jovens após a conclusão do ensino médio.

O Programa Sanitarista Junior foi implantado pela Cidasc em 2015, com o propósito de educar as crianças a respeito da produção de alimentos seguros e de qualidade em Santa Catarina, e também sobre a defesa agropecuária, segurança alimentar e o papel da agricultura no estado. Por meio de um termo de cooperação técnica entre a Cidasc e as escolas parceiras, o projeto é conduzido ao longo de todo ano letivo, em caráter transversal e multidisciplinar.

Os estudantes aprendem através de uma integração entre as disciplinas e os assuntos já abordados na grade curricular regular, por meio de atividades lúdicas. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.  

Já são mais de 15 mil alunos beneficiados pelo projeto, que aborda temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade e sanidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente, boas práticas agropecuárias e promoção da saúde humana.

Através das suas vivências do projeto, os alunos tornam-se multiplicadores das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo, podendo compartilhá-los com suas famílias, o que aumenta o alcance do programa. 

Para Melania Schmidt, o objetivo do Sanitarista Junior está em despertar a consciência das crianças e jovens para o importante papel  das comunidades rurais para a sociedade como um todo. “Mostrar aos alunos, principalmente do meio rural,  o papel fundamental da agricultura familiar para o desenvolvimento dos municípios e do Estado de Santa Catarina, possibilita a permanência deles nas propriedades rurais, com novos conhecimentos”, relata a médica veterinária.

Ao abordar a importância da agropecuária e a prática da produção de alimentos seguros, o projeto também ajuda a fortalecer a relação das crianças e jovens com a sucessão familiar das propriedade rurais, reduzindo assim o êxodo rural e incentivando a permanência dos jovens no campo.

A Cidasc entende a educação sanitária como uma atividade estratégica e instrumento da defesa, buscando a parceria de toda a sociedade para a manutenção de um estado de excelência em sanidade agropecuária.

O material didático utilizado nas atividades do projeto é totalmente fornecido pela Cidasc. No caso de interesse em levar as atividades do Projeto Sanitarista Junior para sua escola, entre em contato com a Cidasc para aderir, sem custo, através do email fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/