Fotos: Departamento Regional de Tubarão

Nesta terça-feira, dia 29, a Cidasc participou do curso de produção e beneficiamento da mandioca realizado pela Epagri/Tubarão. O curso será ministrado em oito aulas  ao longo de um ano no centro de treinamento da Epagri em Tubarão, abordando a produção de mandioca.

Além dos vários alunos e familiares participantes, estiveram presentes o prefeito de Sangão, Castilho Silvano, o secretário da agricultura de Jaguaruna e Sangão,  Gustavo Cláudio, o gerente regional da Epagri/Tubarão e líderes comunitários de vários municípios. Representando a Cidasc, compareceram o especialista em segurança dos alimentos da Cidasc, Wladimir Marcon Mendes, e Vanderlei Machado, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

O colaborador Wladimir Marcon Mendes também ministrou a aula inaugural do curso, que discutiu a importância de se trabalhar com alimentos seguros para buscar mercados mais exigentes, as expectativas de novos aprendizados e o uso de novas mídias para consolidar uma empresa. O curso é voltado para jovens produtores  e Wladimir relata que boa parte dos agricultores da geração anterior foram atendidos por ele, e que hoje seus filhos estão dando continuidade à  atividade rural. 

Segundo o especialista em segurança de alimentos, a adoção das devidas medidas sanitárias é fundamental para todos os setores, mas em especial para o da mandioca, devido ao fato de que tradicionalmente este setor nunca foi um com muitos cuidados sanitários, algo que tem evoluído nos últimos anos. “São fundamentais os controles sobre a higiene na indústria, sobre a saúde dos manipuladores, sobre o controle de pragas urbanas (roedores, baratas,moscas e formigas), o controle sobre a própria qualidade da matéria prima, além dos cuidados com o transporte e com o armazenamento” afirma Wladimir.

As fabricantes de polvilho e farinhas, dentre as quais se encontram as que trabalham com mandioca, são umas das principais solicitantes do Selo de Conformidade Cidasc (SCC). A certificação concedida pela Cidasc oferece suporte a agronegócios catarinenses que se dediquem à produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano e também garante a sanidade e segurança destes produtos.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom