No dia 16 de março, a Coordenação do Serviço de Inspeção Estadual do Departamento Regional de Criciúma realizou sua 1°reunião do SIE (Serviço de Inspeção Estadual). Participaram do encontro os médicos veterinários habilitados, responsáveis técnicos, profissionais de controle de qualidade e representantes dos estabelecimentos.

O objetivo da reunião foi tratar das alterações de procedimentos operacionais padronizados POPSIE 003 – Roteiro de ações para a inspeção e fiscalização nos estabelecimentos inscritos no serviço estadual. Foram feitas demonstrações de como preencher os formulários e foram apresentadas as funcionalidades da plataforma Conecta Cidasc. Outro tema discutido foram os procedimentos detalhados no POPSIE 002, sobre registro e rotulagem de produtos de origem animal.

A coordenadora regional do SIE do Departamento Regional de Criciúma,  a médica veterinária Luana O. de S. Venson, destacou a importância das reuniões para reforçar as alterações dos processos e sanar dúvidas de todos os envolvidos. 

A reunião serviu também para integrar todos os envolvidos no processo de inspeção, a partir do compartilhamento de histórias e dúvidas, promovendo uma troca de experiências na busca da excelência sanitária. Santa Catarina é reconhecida pela qualidade de seus produtos, pois possui um status sanitário diferenciado desde a criação dos animais, com adoção de boas práticas agropecuárias. 

A inspeção sanitária completa este diferencial. A Cidasc, por meio do Departamento de Inspeção de produtos de Origem Animal (DEINP), vem constantemente aprimorando seus procedimentos para que as atividades executadas no SIE sejam céleres, transparentes, padronizadas e equivalentes ao preconizado pelo Ministério da Agricultura pecuária e Abastecimento (MAPA). 

É por isso que a companhia tem condições hoje de conceder registro simultâneo no SIE e no SISBI, o Sistema Brasileiro de Inspeção. A Cidasc também tem estimulado as agroindústrias já inscritas no SIE a aderir também ao SISBI, uma vez que ambos seguem padrão bastante semelhantes, exigindo poucas modificações por parte das empresas.

Saiba mais sobre inspeção sanitária:

Em Santa Catarina, a execução do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é de responsabilidade da Cidasc. Compete ao Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DEINP) coordenar as ações de inspeção, as quais são realizadas atualmente por profissionais graduados em medicina veterinária, vinculados ao SIE através de convênios entre Cidasc e municípios catarinenses ou empresas e cooperativas credenciadas pela Cidasc.

O objetivo do serviço de inspeção é garantir a segurança dos alimentos ao consumidor, através da inspeção ante e post mortem dos animais e da adoção de medidas de controle de todo processo produtivo de alimentos de origem animal.

O serviço é essencial para o agronegócio catarinense, pois garante aos consumidores alimentos seguros, reduzindo o risco de infecções e toxinfecções alimentares. O registro no SIE contribui diretamente para o combate à clandestinidade, ao incentivar que os estabelecimentos atendam à legislação vigente e, assim, ampliem o mercado para seus produtos.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom