Os estudantes da Escola Municipal Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, começaram o ano letivo com novidades. Nesta quinta-feira, a primeira turma de alunos participou das atividades do Sanitarista Junior, programa de educação sanitária criado pela Cidasc em 2015 e que já atendeu mais de 15 mil crianças. 

Foto: Departamento Regional de Criciúma

A aproximação entre a escola e a companhia iniciou no segundo semestre do ano passado, quando a direção organizou a Rifa da Fazendinha, que ganhou muita popularidade graças à divulgação na internet. Como a premiação incluía animais de criação e produtos de origem animal, a equipe da Unidade Veterinária Local da Cidasc em Nova Veneza procurou a direção e forneceu orientações sobre boas práticas agropecuárias, inspeção sanitária e transporte de animais. 

Após a bem sucedida realização da rifa, o contato entre a Escola Bairro Bortolotto e a Cidasc prosseguiu. Em novembro de 2021, o presidente Plinio de Castro (in memoriam), a diretora da escola, Jussara Sávio, e o prefeito em exercício, Élzio José Milanez, assinaram o termo de adesão da instituição ao Sanitarista Junior. Na ocasião, o presidente da Cidasc enfatizou o suporte que a  companhia e o Governo do Estado oferecem às escolas para a realização desta ação de educação sanitária.

Foto: Departamento Regional de Criciúma

“Desde os trâmites iniciais para dar início ao projeto Sanitarista Junior, a escola vem demonstrando um grande entusiasmo com a sua participação”, conta a médica veterinária Luiza Ghislandi. O gestor do Departamento Regional de Criciúma, Daniel Moritz, ressalta a importância do projeto para que as novas gerações entendam o papel do serviço de defesa agropecuária  para a manutenção da saúde da população e para o bom desempenho da atividade rural. 

As primeiras atividades do Sanitarista Junior na escola Bairro Bortolotto foram conduzidas pela veterinária Luiza e pelos técnicos agrícolas João Natalino Martins e Elton Nuernbeg. Os materiais utilizados e fornecidos aos estudantes foram elaborados pela Cidasc, buscando apresentar temas de defesa agropecuária de forma lúdica e adequada à faixa etária.  

Foto: Departamento Regional de Criciúma

“Já no primeiro dia de aula os alunos se mostraram participativos e interessados pelos assuntos abordados. Os temas que iremos trabalhar no decorrer do ano letivo vão ensinar as crianças sobre saúde animal, vegetal, ambiental, de forma simples e didática, para que este conhecimento participe da sua formação resultando em um cidadão consciente no que diz respeito à defesa agropecuária no estado de Santa Catarina”, explica Luiza Ghislandi.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom