Foto: Giovanna Hermann

Nesta quinta-feira, 03 de março, iniciaram-se as atividades do projeto sanitarista júnior na Escola de Ensino Básico Miguel Lazzarin, localizada no município de Siderópolis. As atividades do projeto estão sendo desenvolvidas na escola pela médica veterinária da Cidasc Giovanna Hermann.

Estavam presentes 27 crianças, do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Além das crianças, também compareceram a diretora da escola, Susana Olivo, as professoras Angela Burnagui e Bruna Pedroso Pereira e o médico veterinário da prefeitura Elvys Steinheuser.  

Segundo Giovanna Hermann, a importância do projeto é que ele promove através da educação a mudança de comportamentos e atitudes frente aos problemas sanitários desde a escola infantil, melhorando de forma direta ou indiretamente a saúde dos animais,das pessoas,das plantas e do meio ambiente. 

“Tenho visto o quanto as crianças que participaram do projeto em anos anteriores nos auxiliam na divulgação de conhecimentos. Fica certo que essas crianças serão adultos preparados para mudanças nos comportamentos a fim de evitarmos problemas sanitários no nosso estado e danos ao meio ambiente”, relata a médica veterinária. 

Por meio do projeto e da parceria com os municípios, a Cidasc contribui para a sociedade proporcionando que os alunos e professores se tornem agentes multiplicadores da defesa agropecuária por meio do repasse de conhecimentos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, com a finalidade de possibilitar exercício da cidadania e a melhoria na qualidade de vida.

“Trabalho com educação sanitária desde 1998 , época em que trabalhava na prefeitura e consegui ver muitas famílias melhorarem suas propriedades após serem ‘educados’ pelos seus filhos” afirma Giovanna. 

 O projeto surgiu em 2015 com o objetivo de educar as crianças sobre a produção de alimentos seguros e de qualidade em Santa Catarina, ensinando também sobre a defesa agropecuária, segurança alimentar e o papel da agricultura no estado. O aprendizado é feito através de uma integração entre as disciplinas e os assuntos já abordados na grade curricular regular, buscando ensinar de forma mais dinâmica para os professores e mais familiar para as crianças.  

Através do Sanitarista Júnior, a Cidasc auxilia na construção de adultos conscientes e responsáveis no campo,  promovendo a sanidade, a defesa animal e vegetal e a saúde pública nas escolas catarinense e prevenindo do melhor modo o surgimento de enfermidades que acometem a produção no meio rural. Desde sua criação em 2016, o Sanitarista Júnior já beneficiou mais de 15 mil estudantes catarinenses. 

 As escolas que têm interesse em levar as atividades do projeto para suas turmas podem procurar a Cidasc para aderir, sem custo. Todo material didático é fornecido pela companhia.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom