Foto: Ascom/Cidasc

A Cidasc realizou hoje, 9, a entrega de mais um veículo para auxílio nas atividades de defesa agropecuária das regionais. O presidente Plinio de Castro entregou o carro ao prefeito de Planalto Alegre, Sadi Dallacortte, que o repassará para o respectivo escritório da região. 

O trabalho da Cidasc inclui a constante entrega de equipamentos para os profissionais de todo o estado, buscando otimizar as ações e o alcance da defesa sanitária animal e vegetal. O veículo deve ser oferecido a um técnico ou médico veterinário local que assim poderá com maior facilidade atender os produtores da região.  

O dia também contou com uma conversa com o prefeito de Marema, Mauri Dabela. O encontro aconteceu na sede da Cidasc, em Florianópolis, a 560 km do município do oeste catarinense. O prefeito viajou para a capital para participar das entregas feitas pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, e para se encontrar com o presidente da Cidasc e discutir pautas como os cuidados na produção leiteira e a luta contra a brucelose e a tuberculose.

A região oeste de Santa Catarina concentra boa parte da produção leiteira estadual que, mesmo com 1,1% do território brasileiro, se encontra em 4° lugar na lista de estados com maior produção de leite no país. A erradicação das zoonoses, discutidas pelas autoridades nesta manhã, é necessária pois ambas são transmitidas para os seres humanos através do consumo de leite cru e seus derivados. 

A Cidasc faz o acompanhamento dos rebanhos no Estado e certifica as propriedades que testam negativo para ambas as zoonoses. Para o presidente Plinio de Castro, “a erradicação da tuberculose e brucelose é mais um passo para nós termos um produto de qualidade.”

Foto: Ascom/Cidasc

O trabalho é feito para que Santa Catarina possa alcançar o status de livre de brucelose e tuberculose, assim como conquistamos, em 2007, a certificação de estado livre de febre aftosa sem vacinação, entregue pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sendo o primeiro do país a obter tal status. O encontro também faz parte da aproximação com os produtores visada pela Cidasc, que aumentará as chances de obtermos juntos tal proeza. 

“Nós estamos com um trabalho muito intenso nessa área. Na virada do ano, vamos melhorar essa relação do estado com os municípios e com os produtores, com um incentivo também no combate da erradicação da brucelose e da tuberculose. Porque nós sabemos a importância que tem isso, especialmente para a produção de leite, pois nós temos mais de 25 mil famílias no estado envolvidas diretamente na produção”, declarou o presidente Plinio de Castro. O rebanho catarinense de bovinos, de cerca de 4 milhões e meio de cabeças, é composto 30% por vacas de leite.

Como ser uma propriedade livre de Brucelose e Tuberculose

O Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose é um documento que prova que os rebanhos estão saudáveis, ajudando a preservar a saúde pública e a qualidade do produto. Santa Catarina tem os menores índices de prevalência de brucelose do país e já são mais de mil propriedades com certificação. 

Para certificar a propriedade, é preciso a verificação do cadastro da propriedade e de todos os animais, que devem estar brincados, com saldo atualizado e com os produtores e seus rebanhos cadastrados.

É necessária a realização de dois exames consecutivos, que precisam testar negativo, com intervalo de 6 a 12 meses. Os exames devem ser feitos por médico veterinário habilitado no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal.

Todos os animais da propriedade devem ser testados. Para os exames de brucelose, devem ser testados todas as fêmeas e machos com mais de 8 meses completos de idade. 

Já para a tuberculose, devem ser testados todas as fêmeas e machos com mais de 42 dias de idade. 

Confira as outras entregas feitas pela Cidasc e pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural pelo link https://cutt.ly/MYRelp1.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom