Dando continuidade às atividades do Projeto Sanitarista Acadêmico, a coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Departamento Regional de Itajaí, a médica veterinária Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro, ministrou aulas teórica e prática aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNISUL Campus de Itajaí.
A palestra, apresentada em 5 de outubro, teve como tema principal a inspeção de produtos de origem animal, destacando as atividades desempenhadas pela equipe de inspeção do Departamento Regional de Itajaí da Cidasc. Foram repassadas informações sobre o funcionamento do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e suas particularidades, diferenciando as figuras do médico veterinário oficial, do médico veterinário habilitado e do responsável técnico, de acordo com as funções que desempenham nas agroindústrias de alimentos.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia da atividade, com a exposição de exemplos práticos de situações encontradas durante as fiscalizações nos diferentes ambientes industriais de atuação do serviço de inspeção. A apresentação das três esferas de fiscalização (municipal, estadual e federal) foram abordadas, bem como, o conceito do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que busca a equivalência entre os serviços. O Selo Arte também foi um tema abordado.
Já a aula prática, ministrada em 23 de novembro, focou na inspeção de pescados. Foram demonstrados os tipos de pescados, sua anatomia, fatores de deterioração e controles oficiais relacionados à qualidade. Os alunos praticaram utilizando o Método de Índice de Qualidade (MIQ), que é um sistema de avaliação do frescor do pescado baseado na análise objetiva dos principais atributos sensoriais de cada espécie. Os alunos avaliaram peixes em vários estados de deterioração e atribuíram pontuação de demérito, determinando o índice de qualidade.
“O contato com o meio acadêmico é uma excelente oportunidade de repassarmos aos alunos as experiências práticas que eles vão encontrar quando ingressarem no mercado de trabalho,” comenta Daisy. ”Além disso, a troca de informações com os acadêmicos nos aproxima da comunidade, possibilitando desmistificar o papel da fiscalização”, complementa a médica veterinária.
O Departamento Regional da Cidasc de Itajaí agradece à equipe da UNISUL Campus Itajaí, especialmente ao professor Diego Cristo e ao coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Moisés Rodrigues dos Santos, pela parceria.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom